Câmbio já fez "overshooting" e dólar não deve voltar a R$ 5,60-R$ 5,80, diz Guedes

Publicado em 08/06/2021 17:20 e atualizado em 08/06/2021 19:16

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta terça-feira que o câmbio já passou por o que classifica como "overshooting" e que a cotação do dólar, atualmente em torno dos 5,00 reais, não deve retomar os patamares elevados de anteriormente.

"O câmbio também está se acalmando, porque nós certamente já observamos o que classificamos como 'overshooting'. A taxa de câmbio foi a 5,80 (reais), 5,60 (reais), e agora recuperou-se a 5,00 (reais). Provavelmente o câmbio não terá essa alta novamente", disse Guedes, em inglês, em evento promovido pelo Bradesco BBI.

O dólar spot fechou o pregão de segunda-feira com variação positiva de 0,03%, a 5,0380 reais na venda. Até o momento em 2021, a moeda norte-americana acumula queda de aproximadamente 2,9% contra o real.

"Overshooting" denota uma moeda que estaria mais desvalorizada do que o que seria sugerido pelos fundamentos da economia.

(Por Gabriel Ponte)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Haddad diz que Fazenda segue com mesma projeção de crescimento do PIB, após revisão do BC Haddad diz que Fazenda segue com mesma projeção de crescimento do PIB, após revisão do BC
Ibovespa fecha acima de 133 mil pontos guiado por JBS Ibovespa fecha acima de 133 mil pontos guiado por JBS
Dólar sobe ante real em meio a preocupações com tarifas dos EUA
BC quer preservar grau de liberdade para política de juros e vê Selic mais alta por mais tempo
MAPA abre diálogo com Heinze e propõe prorrogação das dívidas
FMI diz que programa da Argentina é "considerável", mas valor ainda está em discussão