Gargalos no fornecimento causam queda nas encomendas industriais alemãs em abril

Publicado em 07/06/2021 09:18

 As encomendas industriais alemãs caíram inesperadamente em abril devido à queda na demanda interna, mostraram dados nesta segunda-feira, uma vez que interrupções na cadeia de suprimentos prejudicaram os fabricantes na maior economia da Europa.

A Agência Federal de Estatísticas do país informou que as encomendas de bens industriais caíram 0,2% em dado ajustado sazonalmente, a primeira queda em 2021 após três aumentos consecutivos.

A leitura foi de encontro à previsão da Reuters de um aumento de 1,0% e veio depois de um crescimento revisado para cima de 3,9% em março.

Os dados mostraram que a demanda interna diminuiu 4,3%, enquanto a demanda externa aumentou 2,7%.

Tanto os bens de consumo quanto os de capital registraram alta, enquanto os bens intermediários caíram 1%, mostraram os dados.

A economia alemã contraiu 1,8% no primeiro trimestre, uma vez que as restrições do lockdown em vigor desde novembro diminuíram os gastos das famílias e a escassez de matéria-prima criou gargalos na produção.

Carsten Brzeski, chefe global de macroeconomia do ING, vinculou a ligeira queda nos pedidos a interrupções na cadeia de suprimentos que foram acentuadas pelo bloqueio do Canal de Suez no início de abril.

"Após o início de um segundo trimestre muito decepcionante, com as vendas no varejo caindo 5,5% no comparativo mensal em abril, os dados sugerem que a recuperação esperada da economia alemã foi mais lenta que o esperado" escreveu Brzeski em nota.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cotações lateralizadas para o mercado do frango nesta quinta-feira (8) Cotações lateralizadas para o mercado do frango nesta quinta-feira (8)
Ações europeias sobem após Trump fechar acordo tarifário com Reino Unido Ações europeias sobem após Trump fechar acordo tarifário com Reino Unido
Trump diz que sabemos que as tarifas da China cairão de 145%
Dólar recua com expectativa de acordo comercial nos EUA e após decisão do Copom
Preços ao produtor no Brasil recuam em março pelo 2º mês seguido, diz IBGE
Dólar tem leve baixa na abertura após Copom; com acordo tarifário EUA-Reino Unido em foco