Confiança da indústria no Brasil mostra recuperação em maio com expectativas melhores, diz FGV
A confiança da indústria no Brasil teve leve alta este mês, com a melhor percepção sobre os próximos meses compensando a fraqueza num indicador do momento presente, informado nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) avançou 0,7 ponto em maio e foi a 104,2 pontos, conseguindo recuperar como perdas estimadas no mês anterior.
A leitura mês foi "influenciada pela melhora das expectativas para os próximos meses, enquanto a percepção das empresas sobre a situação atual continua piorando para 12 dos 19 segmentos que compõem a pesquisa", disse a economista da FGV Ibre Claudia Perdigão, em nota. "O resultado está relacionado aos efeitos da desvalorização do real e da escassez de insumos."
No mês de maio, o Índice de Situação Atual (ISA) teve queda de 0,5 ponto, a 109,5, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 2,1 pontos, para leitura de 99,0, muito próxima do nível neutro de 100 pontos.
"O avanço da vacinação, embora lento, e a recuperação de economias externas, ampliando as exportações são elementos que tendem a contribuir com a melhora das expectativas para o próximo semestre."