Dólar tem pouca movimentação ante real monitorando exterior e CPI da Covid
O dólar trabalhava com pouca alteração em relação ao real nesta terça-feira, com a fraqueza global da moeda em meio a apostas de manutenção de juros nos Estados Unidos sendo compensada pela cautela dos investidores domésticos em dia de mais depoimentos à CPI da Covid-19 no Senado .
Às 10:18, o dólar recuava 0,08%, a 5,2625 reais na venda, enquanto o dólar futuro negociado na B3 tinha queda de 0,29%, a 5,2685 reais.
Nos primeiros minutos de pregão, a moeda norte-americana chegou a cair quase 0,5%, a 5,2415 reais na venda, em linha com as perdas apresentadas pelo dólar contra uma cesta de rivais fortes e contra alguns dos principais pares emergentes do real, como peso mexicano, peso mexicano e rand sul-africano.
Vários analistas chamavam a atenção para um movimento global de apetite por risco em meio ao otimismo sobre a reabertura das principais economias, destacando também comentários recentes de autoridades do Federal Reserve sinalizando que o banco central norte-americano não endurecerá sua política monetária tão cedo.
"Os investidores seguem divididos entre o receio com a inflação e alguns polos de contaminação por Covid-19 na Ásia e o otimismo com o impulso econômico trazido pela reabertura do comércio nas principais economias do mundo. Hoje, o otimismo impera (...)", disse em nota matinal Victor Beyruti, economista da Guide Investimentos.
No Brasil, todos os olhares se voltavam para Brasília em dia de depoimento do ex-chanceler Ernesto Araújo na CPI da Covid, com a investigação em busca de respostas e explicações sobre a condução da diplomacia brasileira durante a crise sanitária.
A CPI tem sido apontada por participantes do mercado como grande fonte de ruídos políticos à medida que a postura do governo de Jair Bolsonaro diante da pandemia é analisada. O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), afirmou na véspera que, a partir dos depoimentos e informações já colhidos pela comissão, é possível afirmar que o governo se equivocou no combate à doença no país e que o Bolsonaro foi mal orientado.
Entre os fatores de atenção do mercado local, Ricardo França, analista da Ágora Investimentos, também chamou a atenção em um morning call para os desdobramentos em torno da medida provisória de privatização da Eletrobras na Câmara.
A consolidação da agenda de privatizações brasileiras é vista pelos mercados financeiros como essencial para a entrada de investidores estrangeiros no país, o que poderia beneficiar o real em relação ao dólar.
O dólar spot teve na véspera variação negativa de 0,09%, a 5,2665 reais na venda.
Nesta sessão, o Banco Central fará leilão de swap tradicional para rolagem de até 15 mil contratos com vencimento em novembro de 2021 e março de 2022.