Casa Branca: relatório de empregos mostra "longo caminho a percorrer" até recuperação econômica

Publicado em 07/05/2021 14:15

A Casa Branca previu nesta sexta-feira um "longo caminho a percorrer" até uma recuperação econômica nos Estados Unidos, após um relatório decepcionante de empregos de abril.

O crescimento do emprego nos EUA desacelerou inesperadamente em abril, provavelmente contido pela escassez de trabalhadores e matérias-primas.

O presidente norte-americano, Joe Biden, e sua equipe disseram que seu pacote de ajuda de 1,9 trilhão de dólares, a primeira grande conquista legislativa do democrata estando na Presidência, está ajudando a economia a se recuperar de seu tombo causado pela pandemia.

A Casa Branca está pressionando por mais trilhões de dólares em gastos com infraestrutura, educação e outras prioridades. Os republicanos, no entanto, se opõem ao alto preço das iniciativas de Biden, enquanto críticos levantaram preocupações sobre a inflação e um desincentivo --graças a generosos benefícios de auxílio-desemprego-- ao retorno das pessoas ao mercado de trabalho.

A Casa Branca deixou as críticas de lado nesta sexta-feira e disse que o relatório mostra que o impacto da pandemia continua amplo.

"Temos um longo caminho a percorrer. Este relatório enfatiza o quão íngreme é a escalada para sair desta crise e mostra a importância do Plano de Resgate Americano", disse Jared Bernstein, membro do Conselho de Assessores Econômicos do presidente, em entrevista à Reuters.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump diz que EUA enviarão cartas sobre comércio para países nas próximas semanas Trump diz que EUA enviarão cartas sobre comércio para países nas próximas semanas
Marfrig dispara mais de 17% e marca máxima histórica após anunciar que vai incorporar BRF Marfrig dispara mais de 17% e marca máxima histórica após anunciar que vai incorporar BRF
Wall Street sobe após preocupações com comércio e inflação diminuírem
ONS vê queda maior da carga de energia elétrica no Brasil em maio
Petrobras prevê aporte de R$557 mi em parada de refinaria no RS
Mercado reduz projeções para dívida pública em 2025 e 2026, mostra Prisma