Casa Branca: relatório de empregos mostra "longo caminho a percorrer" até recuperação econômica
A Casa Branca previu nesta sexta-feira um "longo caminho a percorrer" até uma recuperação econômica nos Estados Unidos, após um relatório decepcionante de empregos de abril.
O crescimento do emprego nos EUA desacelerou inesperadamente em abril, provavelmente contido pela escassez de trabalhadores e matérias-primas.
O presidente norte-americano, Joe Biden, e sua equipe disseram que seu pacote de ajuda de 1,9 trilhão de dólares, a primeira grande conquista legislativa do democrata estando na Presidência, está ajudando a economia a se recuperar de seu tombo causado pela pandemia.
A Casa Branca está pressionando por mais trilhões de dólares em gastos com infraestrutura, educação e outras prioridades. Os republicanos, no entanto, se opõem ao alto preço das iniciativas de Biden, enquanto críticos levantaram preocupações sobre a inflação e um desincentivo --graças a generosos benefícios de auxílio-desemprego-- ao retorno das pessoas ao mercado de trabalho.
A Casa Branca deixou as críticas de lado nesta sexta-feira e disse que o relatório mostra que o impacto da pandemia continua amplo.
"Temos um longo caminho a percorrer. Este relatório enfatiza o quão íngreme é a escalada para sair desta crise e mostra a importância do Plano de Resgate Americano", disse Jared Bernstein, membro do Conselho de Assessores Econômicos do presidente, em entrevista à Reuters.