Indicador Antecedente de Emprego no Brasil tem recuperação, mas segue em patamar baixo, diz FGV

Publicado em 06/05/2021 08:29 e atualizado em 06/05/2021 09:23

O Indicador Antecedente de Emprego no Brasil apresentou recuperação em abril, de acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), mas segue em níveis baixos, longe de retornar às condições pré-pandemia.

Dados divulgados nesta quinta-feira mostram que o IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, subiu 1,6 ponto no mês passado, para 78,7 pontos, recuperando 18% da queda acumulada nos últimos três meses.

Mesmo assim, "o resultado mantém o indicador em patamar baixo, refletindo as dificuldades do mercado de trabalho em retornar ao nível anterior à pandemia", disse em nota o economista da FGV Ibre Rodolpho Tobler.

Entre os fatores que poderiam colaborar para a retomada do indicador, ele citou o avanço no programa de vacinação contra a Covid-19 e a redução da incerteza, que poderiam ajudar as empresas se sentirem mais seguras para voltar a contratar.

O Brasil ainda possui o segundo maior número de mortes por Covid-19 no mundo, abaixo apenas dos Estados Unidos, e a terceira maior contagem de casos confirmados de coronavírus, atrás dos EUA e da Índia.

Em meio ao recrudescimento da pandemia por aqui, o número de desempregados no Brasil voltou a crescer no trimestre encerrado em fevereiro e chegou ao maior nível desde o início da série histórica em 2012, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados na semana passada.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha acima de 139 mil pontos puxado por Vale e com BRF em destaque Ibovespa fecha acima de 139 mil pontos puxado por Vale e com BRF em destaque
Dólar sobe com especulação sobre pacote de gastos apesar de negativa de Haddad Dólar sobe com especulação sobre pacote de gastos apesar de negativa de Haddad
Juros futuros sobem em dia de ruídos e desmentidos sobre pacote fiscal do governo
Gasolina recua para R$ 6,43 e etanol para R$ 4,46 na primeira quinzena de maio, diz Edenred Ticket Log
Índice europeu STOXX 600 reverta perdas e fecha em alta
Eletrobras espera menor descolamento de preços de energia entre regiões no 2º semestre