Brasil receberá 4 milhões de vacinas neste fim de semana, com total de 17 milhões de doses em 6 dias

Publicado em 01/05/2021 08:57

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta sexta-feira que o país vai receber neste fim de semana 4 milhões de doses da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca via o consórcio global Covax Facility, e que o país tem um recorde de recebimento de imunizantes, com mais de 17 milhões de doses em um intervalo de 6 dias.

"Sabemos que o Brasil fez opção de cobertura de 10% da sua população com vacinas do Covax Facility e teremos neste final de semana a chegada de 4 milhões de doses de vacinas AstraZeneca oriunda do Covax Facility", disse ele, ao ressaltar que essas vacinas vão reforçar o programa de imunização brasileiro.

Em entrevista coletiva, o ministro destacou o volume recorde de 17 milhões de doses recebidas em curto intervalo de tempo pelo país.

"Isso equivale a mais do que a população de Portugal, de Israel e da Grécia, mostrando que as ações que estão sendo emprenedidas pelo Ministério da Saúde... estão sendo muito bem empreendidas e trazem uma tranquilidade para a nossa sociedade", completou.

Queiroga afirmou que a crise sanitária tem dado sinais de redução, apesar do elevado número de mortes, e ressaltou que é preciso manter as medidas de precaução.

"Nós sabemos que ainda temos um ambiente epidemiológico grave, com muitos óbitos, mas já há uma tendência de queda desta média móvel de óbitos que tem diminuído a pressão sobre o nosso sistema de saúde", disse.

"Mas a mensagem é que nós não podemos relaxar, não só em relação à assistência, como em relação às medidas não-farmacológicas, eu tenho reiterado desde o primeiro dia que assumi o ministério sobre a importância do uso da máscaras, higiene das mãos, do distanciamento social adequado", emendou.

O país já tem mais de 400 mil mortes por Covid-19 desde o início da pandemia e, mesmo com um pequena redução da média de mortes pela doença, ela ainda segue em patamares elevados.

Anvisa autoriza Fiocruz a produzir o insumo da vacina AstraZeneca

Fórmula pode ser 100% nacional; Produção será destinada ao SUS (no Poder360)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou nesta 6ª feira (30.abr.2021) a produção do IFA (Insumo Farmacêutico Biológico) nas instalações de Bio-Manguinhos, Instituto de Tecnologia em Imunológicos da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

O aval veio depois de técnicos da agência certificarem as boas práticas da linha de fabricação do laboratório, que cumpre as regras das CTO (Condições Técnico-Operacionais) para iniciar a produção de lotes –que deverão ser todos direcionados ao SUS (Sistema Único de Saúde).

 

O IFA é uma das matérias-primas para produção de vacinas. O material está escasso por causa da demanda gerada pela pandemia de covid-19. Por enquanto, o insumo produzido será experimental. A Fiocruz produz o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, o 2º mais usado no Brasil, depois da CoronaVac.

Fonte: Reuters/Poder360

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa opera perto da estabilidade com influência de Vale e Petrobras
S&P 500 abre em máxima recorde com balanços corporativos e dados econômicos no foco
BC não persegue nível de câmbio e forma de atuação não mudou, diz Galípolo
Minério de ferro sobe com novas esperanças de estímulo de Pequim
Petrobras deve reduzir investimentos previstos para 2025, dizem fontes
Dólar sobe em linha com exterior enquanto investidores digerem anúncios da China