Bolsonaro garante que Orçamento será recomposto em breve

Publicado em 26/04/2021 13:31

 Depois de sancionar o Orçamento de 2021 com um corte de quase 30 bilhões de reais para adequar despesas obrigatórias subdimensionadas, o presidente Jair Bolsonaro prometeu nesta segunda-feira que os valores serão recompostos "em breve".

Ao discursar na Bahia, na inauguração da duplicação de um trecho de 22 quilômetros da rodovia BR-101, o presidente afirmou que os cortes tiveram que ser feitos, mas o Orçamento será recomposto.

"Foi cortado sim, por uma questão técnica, mas com toda certeza, brevemente, pelas vias legais, faremos a recomposição do nosso Orçamento. Porque o Brasil não pode e não vai parar", disse Bolsonaro.

O texto aprovado pelo Congresso, de acordo com técnicos de equipe econômica, subestimou os valores de despesas obrigatórias e a sobra foi realocada para emendas parlamentares, que chegaram a 30 bilhões de reais.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendia o veto total ao Orçamento, alegando que a sanção faria com que o presidente incorresse em crime de responsabilidade.

Depois de uma longa negociação, o presidente sancionou o texto na última quinta-feira com cortes de 19,8 bilhões de reais em parte das emendas parlamentares e em parte de programas federais. Outros 9,3 bilhões de reais foram bloqueados --ou seja, podem ser liberados no futuro se a arrecadação federal permitir.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil