BC prevê primeiro superávit nas contas externas em 14 anos em 2021

Publicado em 25/03/2021 08:35

O Banco Central passou a projetar uma superávit nas transações correntes do país em 2021 de 2 bilhões de dólares, o equivalente a 0,2% do PIB, no que seria o primeiro resultado positivo das contas externas desde 2007, mostrou Relatório Trimestral de Inflação divulgado nesta quinta-feira.

A projeção anterior, de dezembro, era de um déficit de 19 bilhões de dólares e a revisão refletiu uma melhora na estimativa para a balança comercial.

A expectativa do BC é que a balança comercial feche este ano com superávit de 70 bilhões de dólares, ante 53 bilhões de dólares estimados antes, com as exportações chegando a 256 bilhões de dólares, valor que se equipara ao recorde da série histórica registrado em 2011.

"Apesar de terem começado o ano em nível deprimido, espera-se que as exportações aumentem a partir de março, impulsionadas pelo escoamento da boa safra de soja, pelo patamar elevado para preços de commodities e pela recuperação da demanda internacional", diz o documento do BC.

A projeção para o investimento estrangeiro direto no país foi mantida em 60 bilhões de dólares para o ano. Segundo o BC, as surpresas positivas nas entradas de empréstimos intercompanhia no início do ano compensam a perspectiva de recuperação mais lenta da conta de participação de capital.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China diz estar disposta a dialogar com os EUA para impulsionar comércio bilateral
Rússia diz que ataque com míssil hipersônico na Ucrânia foi aviso ao Ocidente
Índices da China têm pior dia em seis semanas com balanços e temores por Trump
Wall Street fecha em alta, enquanto Dow Jones e S&P 500 atingem picos em uma semana
Ibovespa fecha em queda com ceticismo do mercado sobre pacote fiscal
Putin diz que a guerra na Ucrânia está se tornando global
undefined