Guedes reúne-se com Lira para discutir tramitação da reforma administrativa

Publicado em 16/03/2021 16:21

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reuniu-se na tarde desta terça-feira com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para discutir a tramitação da reforma administrativa no Congresso Nacional e, ao final do encontro, se disse otimista com a perspectiva de aprovação da proposta em ambas as Casas.

Em rápida fala à imprensa na residência oficial do presidente da Câmara, Guedes, que estava acompanhado do ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, afirmou que Lira deverá anunciar em breve os detalhes acerca da tramitação da proposta.

"Nós temos avançado com uma boa velocidade na agenda de reformas e o presidente da Câmara nos chamou hoje então para conversar sobre reforma administrativa, os próximos passos, o prazo, relatoria. Tudo isso ele vai estar dando, em detalhes, daqui a pouco lá na Câmara dos Deputados", disse Guedes.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma administrativa, apresentada pelo governo em setembro de 2020, restringe a prerrogativa de estabilidade no emprego para os servidores públicos e acaba com uma série de benefícios, como férias de mais de 30 dias e aposentadoria compulsória como punição. As mudanças, no entanto, valerão apenas para novos funcionários.

De acordo com estimativas de Guedes, a economia aos cofres públicos com a aprovação da reforma será de 300 bilhões de reais em dez anos. Mais cedo, em entrevista à CNN, o ministro afirmou que a proposta está pronta para ser aprovada pelos parlamentares, classificando-a como "leve, suave".

Atualmente, a PEC encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, aguardando parecer do relator, deputado Darci de Matos (PSD-SC).

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St abre em baixa por preocupações com tarifas; FedEx cai após ajustes em previsão Wall St abre em baixa por preocupações com tarifas; FedEx cai após ajustes em previsão
Presidente do Fed de Nova York diz que política monetária está no lugar certo em meio a incertezas Presidente do Fed de Nova York diz que política monetária está no lugar certo em meio a incertezas
Ibovespa abre sem viés claro com cena corporativa no radar em dia de vencimento de opções
Dólar sobe em sessão de ajustes, mas caminha para 3ª queda semanal seguida
BC da China afirma que aumentará a resiliência do mercado cambial
Ações da China e de Hong Kong registram perda semanal com liquidação em tecnologia