Mercado de energia reduz inadimplência e movimenta R$ 3 bi, diz CCEE

Publicado em 10/03/2021 16:29

SÃO PAULO (Reuters) - A liquidação financeira do mercado de curto prazo de energia, que promove pagamentos e recebimentos entre empresas do setor, teve 9,46 bilhões de reais em transações contabilizadas em janeiro e arrecadou 3 bilhões em cobranças, disse a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Dos valores em aberto na operação, que fazem com que empresas credoras na liquidação fiquem sem receber, 6,44 bilhões de reais devem-se a uma disputa judicial na qual diversos agentes conseguiram liminares para evitar débitos relacionados ao chamado risco hidrológico, explicou a CCEE em nota nesta quarta-feira.

O volume não pago já é menor que em liquidações anteriores, uma vez que algumas empresas decidiram quitar valores dos quais estavam isentas após um acordo recente com o governo sobre o risco hídrico, também conhecido no setor pela sigla "GSF".

"Caso o movimento não houvesse ocorrido, o valor relacionado às liminares do GSF somaria 7,1 bilhões de reais no mês", disse a CCEE em nota.

Entre as empresas que quitaram débitos pelo risco hidrológico estão a estatal Eletrobras e subsidiárias da CPFL, controlada pela chinesa State Grid, acrescentou a CCEE.

(Por Luciano Costa)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Haddad espera resolver nesta semana mudanças no IOF combinadas com medidas estruturais para fiscal Haddad espera resolver nesta semana mudanças no IOF combinadas com medidas estruturais para fiscal
Russos e ucranianos discutirão requisitos para paz, afirma Turquia Russos e ucranianos discutirão requisitos para paz, afirma Turquia
Dólar fraco reforça papel como financiador de operações de "carry trade"
Comissário de comércio da UE vai se reunir com representante dos EUA em Paris, diz porta-voz da UE
Irã está pronto para rejeitar proposta nuclear dos EUA, diz diplomata iraniano
Diretor do Fed diz que ainda está aberto a cortar a taxa de juros este ano