Ibovespa recua com receios sobre cenário doméstico

Publicado em 03/03/2021 13:36

O Ibovespa recuava nesta quarta-feira, após duas altas seguidas, diante do ambiente ainda volátil em razão das últimas decisões de Brasília relacionadas a questões fiscais e Petrobras, com a temporada de balanços também ocupando as atenções.

Às 11:12, o Ibovespa caía 0,88%, a 110.563,45 pontos. O volume financeiro era de 5,4 bilhões de reais.

Analistas da corretora Planner afirmaram que o mercado segue cauteloso em relação à pauta da PEC emergencial e decisões que precisam avançar no curto prazo para melhorar a expectativa em relação à economia, conforme relatório a clientes mais cedo.

A Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia afirmou pela manhã que incertezas econômicas continuam elevadas e estimou que o primeiro trimestre será desafiador para o Brasil.

Ao mesmo tempo, avaliou que a política monetária estimulativa, a expansão da vacinação, a consolidação fiscal e a continuidade das reformas vão permitir o aumento da confiança e maior vigor econômico ao longo de 2021.

O comentário veio após números do IBGE mostrarem que o PIB do país caiu 4,1% no ano passado --maior tombo da série que começa em 1996.

Em relação à PEC Emergencial, a expectativa é de que o novo texto seja votado no Senado nesta quarta-feira, e siga direto para a Câmara dos Deputados, sem passar por comissões, conforme prometido pelo presidente da Câmara.

O mercado também lida com expectativa de que o governo de São Paulo coloque todo o Estado na chamada "fase vermelha", a mais restritiva do plano de quarentena contra Covid-19.

A agenda de balanços no Brasil traz nesta quarta-feira, após o fechamento, os números de Magazine Luiza, Cia Hering e Taesa.

A B3 também divulgou novos horários de negociação a partir de 15 de março, em razão do começo do horário de verão nos Estados Unidos. No mercado à vista de ações, o fechamento será adiantado em 1h, para 17h.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON caíam 3% e 2,8%, respectivamente, ainda afetadas por incertezas envolvendo a petrolífera, particularmente a autonomia para os preços de combustíveis. Quatro membros de seu conselho de administração rejeitaram indicação para recondução aos cargos. O Santander cortou a recomendação dos papéis para 'manter', bem como reduziu o preço-alvo da ON para 20 reais.

- ITAÚ UNIBANCO PN perdia 1%, após fechar com alta de 4% na véspera, em sessão de ajustes, enquanto agentes financeiros continuam avaliando os efeitos no setor após anúncio de aumento na alíquota da Contribuição Sobre Lucro Líquido (CSLL) nos bancos. BRADESCO PN subia 0,2%. BANCO DO BRASIL ON cedia 0,3%, tendo ainda no radar manutenção de ruídos envolvendo o comando do banco de controle estatal.

- CVC BRASIL ON recuava 3,25%, engatando a quinta sessão consecutiva de queda, em meio ao agravamento da pandemia de Covid-19 no país e o risco de recrudescimento em medidas de restrição de circulação. O Brasil registrou na véspera 1.641 novas mortes em decorrência do coronavírus, recorde para um dia desde o início da pandemia.

- VIA VAREJO ON caía 2,4%, perdendo o fôlego das máximas registradas no começo do pregão, quando chegou a subir 2,75%. A companhia passou de prejuízo para lucro no quarto trimestre, uma vez que o salto do comércio eletrônico e a reabertura de lojas físicas aceleraram ganhos de produtividade da dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio.

- ULTRAPAR ON caía 3,1%, entre as maiores baixas. Analistas do Bradesco BBI chamaram a atenção para dados sobre volumes de combustíveis na última semana de fevereiro, citando que a unidade Ipiranga continuou mostrando desempenho mais fraco em relação ao seus pares. No setor, BR DISTRIBUIDORA ON perdia 2,5% e COSAN ON, que tem divide a Raízen com a Shell, 2,4%.

- VALE ON avançava 0,1%, em mais uma sessão positiva para o setor de mineração e siderurgia, com CSN ON em alta de 3,3%, USIMINAS PNA ganhando 1,2% e GERDAU PN valorizando-se 0,5%. Na China, os futuros do aço chegaram a atingir o maior nível em uma década, em meio a plano chinês de adotar mais medidas de proteção ao ambiente. O minério de ferro também fechou em alta.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil