Bombas de combustíveis terão certificação eletrônica

Publicado em 23/02/2021 09:42
Objetivo é evitar fraudes

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) informou hoje (22) que está em fase final de implantação do regulamento que prevê a certificação digital das bombas de combustíveis. Com a medida, será possível dificultar fraudes durante o abastecimento de veículos nos postos de combustíveis do país. 

Segundo o Inmetro, o controle será feito por meio de certificação digital. Um componente instalado na bomba do posto vai checar se a quantidade de energia gerada pela bomba é compatível com o volume de combustível colocado no tanque do veículo. Dessa forma, o motorista poderá verificar, por meio de um aplicativo de celular, se o estabelecimento fraudou a compra. A checagem ocorrerá por assinatura eletrônica. 

A data para início da instalação do novo equipamento ainda não foi definida. A troca das bombas será feita de forma gradual pelos postos, sendo imediatamente obrigatória somente em caso de fraudes encontradas e na substituição de equipamentos obsoletos. 

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar cai 1% antes do feriado com esperança de acordo entre EUA e China Dólar cai 1% antes do feriado com esperança de acordo entre EUA e China
Ibovespa fecha em alta puxado por Petrobras Ibovespa fecha em alta puxado por Petrobras
Inflação desacelera para todas as faixas de renda em março
ONS projeta queda mais acentuada da carga de energia no Brasil em abril
Sexta-feira Santa e Tiradentes na estrada: escolha pelo etanol traz economia de 30%, afirma Edenred Ticket log
Trump: Teremos um acordo comercial com a China