China pede retomada de relações com EUA

Publicado em 22/02/2021 08:21

O diplomata sênior chinês Wang Yi disse nesta segunda-feira que os Estados Unidos e a China poderiam trabalhar juntos em questões como mudança climática e a pandemia de coronavírus se consertassem sua fragilizada relação bilateral.

Wang, um conselheiro do governo e ministro das Relações Exteriores chinês, disse que Pequim está pronta para reabrir o diálogo construtivo com Washington depois que as relações entre os dois países caíram a seu ponto mais baixo em décadas sob a gestão do ex-presidente Donald Trump.

Wang pediu a Washington que remova as tarifas sobre os produtos chineses e abandone o que ele disse ser uma supressão irracional do setor de tecnologia chinês, medidas que criariam as "condições necessárias" para a cooperação.

Wang pediu a Washington que respeite os interesses centrais da China, pare de "difamar" o Partido Comunista, pare de interferir nos assuntos internos de Pequim e pare de "ser conivente" com as forças separatistas a favor da independência de Taiwan.

"Nos últimos anos, os Estados Unidos basicamente cortaram o diálogo bilateral em todos os níveis", disse Wang em comentários preparados traduzidos para o inglês.

"Estamos prontos para ter uma comunicação franca com o lado dos EUA e nos engajar em diálogos voltados para a solução de problemas."

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined