Brasil confirma variante britânica em dois pacientes com coronavírus; 1.o caso de Manaus em SP

Publicado em 14/02/2021 15:18 e atualizado em 14/02/2021 18:06

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil confirmou dois casos da variante britânica do coronavírus em Goiás, em testes realizados em 31 de dezembro, segundo a Secretaria de Saúde do estado.

Em um comunicado na sexta-feira, as autoridades afirmaram que as duas pessoas que contraíram a variante britânica vivem nos arredores da capital federal Brasília.

A secretaria estadual de Saúde não afirmou se esses são os primeiros casos da variante britânica encontrados no Brasil. Direcionou as perguntas ao ministério da Saúde, que não comentou a situação imediatamente.

A Organização Mundial de Saúde afirmou que a variante britânica já foi encontrada em mais de 70 países.

As pessoas que contraíram a variante tiveram contato com um parente que vive na Inglaterra, viajou ao Brasil para as festas de fim de ano e foi diagnosticado com Covid-19, afirmou a Secretaria de Saúde de Goiás.

Após testar positivo para a doença em 31 de dezembro, amostras de testes dos dois pacientes foram analisados pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Um sequenciamento de genoma do vírus confirmou a infecção pela variante britânica do coronavírus, afirmou o comunicado das autoridades sanitárias de Goiás.

SP identifica 1º caso de cepa de Manaus em paciente que não esteve no AM

Poder360

A Prefeitura de São Paulo notificou nesse sábado (13.fev.2021) que identificou a variante de Manaus do coronavírus em um paciente que vive na capital paulista e não esteve no Amazonas. A identificação foi feita pela Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde), da Secretaria Municipal da Saúde.

O exame foi feito pelo Instituto de Medicina Tropical da USP (Universidade de São Paulo). O paciente no qual a cepa foi identificada teve sintomas leves de covid-19 e não precisou de internação. Ainda assim as autoridades paulistanas de saúde, alertam a população sobre a maior capacidade de transmissão dessa variante e recomenda a procura pelo serviço de saúde do município em caso de qualquer sintomas como tosse, febre e dor de cabeça.

“Após a suspeita é necessária a realização de exames, isolamento do paciente e das pessoas com as quais tenha mantido contato recente ou conviva diariamente”, alertou a prefeitura, em nota.

Os especialistas da Covisa afirmam que os cuidados são os mesmos em relação às variantes previamente identificadas do coronavírus.

No fim de janeiro, a prefeitura destinou o Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, em Pirituba, na zona oeste da cidade, para tratamento de infectados com esta nova cepa. Até o momento, 10 leitos foram isolados para esta finalidade, mas mais podem ser disponibilizados caso haja necessidade.

Brasil registra 44.299 novos casos e 1.043 novas mortes por Covid-19, diz Ministério da Saúde

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil registrou 44.299 novos casos e mais 1.043 mortes por Covid-19, informou o Ministério da Saúde neste sábado, em mais um dia com elevados números de infecção e óbitos causados pelo novo coronavírus.

Com as mortes notificadas nas últimas 24 horas, os óbitos pela doença chegam a 238.532 e os casos sobem para 9.809.754.

O governo, estados e municípios tentam conter o avanço da doença no país com a adoção de medidas preventivas e a busca por intensificar a vacinação contra Covid-19. No momento, apenas pessoas de grupos prioritários têm sido imunizadas.

México começará vacinação em massa contra Covid-19 na segunda-feira

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - O governo do México dará início na segunda-feira à grande etapa de sua campanha de vacinação contra Covid-19 com a imunização de idosos das comunidades mais remotas do país, informou domingo o presidente Andrés Manuel López Obrador.

Na primeira fase da imunização, que começou na véspera do Natal, estava prevista a vacinação de cerca de 750 mil membros do corpo médico que estão na linha de frente da batalha contra a pandemia do coronavírus.

No entanto, entre outros problemas, a demora no recebimento do imunizante da Pfizer impediu o governo de cumprir seus planos e, apesar de ser o primeiro país da América Latina a iniciar a imunização, o México é um dos que menos doses por habitante já administrou no mundo.

Mas a Pfizer vai retomar os embarques de vacinas COVID-19 para o México na terça-feira, disse o chanceler Marcelo Ebrard, quase um mês depois que a empresa suspendeu os embarques globais do produto.

Itália relata 221 mortes por coronavírus e 11.068 novos casos

MILÃO (Reuters) - O Ministério da Saúde da Itália relatou 221 mortes relacionadas ao coronavírus no domingo contra 311 no dia anterior, enquanto o registro diário de novas infecções caiu de 13.532 para 11.068.

Cerca de 205.642 testes para Covid-19 foram realizados, em comparação com 290.534 no dia anterior, disse o ministério.

A Itália registrou 93.577 mortes relacionadas ao Covid-19 desde o início de seu surto em fevereiro do ano passado, o segundo maior número de mortes na Europa depois da Grã-Bretanha e o sexto maior do mundo.

O país relatou 2,72 milhões de casos até o momento e os pacientes hospitalizados com Covid-19 na Itália - não incluindo aqueles em terapia intensiva - ficaram em 18.449 no domingo, em comparação com 18.500 no dia anterior.

Houve 126 novas admissões em unidades de terapia intensiva, ante 118 no sábado. O número total de pacientes em terapia intensiva aumentou para 2.085 de 2.062 anteriormente.

Quando a segunda onda da epidemia na Itália estava se acelerando rapidamente na primeira quinzena de novembro, as internações hospitalares estavam aumentando cerca de 1.000 por dia, enquanto a ocupação da terapia intensiva aumentava cerca de 100 por dia.

Ruanda começa vacinação contra Covid-19

KIGALI (Reuters) - Ruanda disse no domingo que iniciou a imunização contra Covid-19 com suprimentos limitados de vacinas adquiridas por parceiros internacionais não identificados e disse que o programa começou com profissionais de saúde da linha de frente.

O país centro-africano tem lutado contra uma onda de infecções por Covid-19, que forçou o governo a impor novamente um bloqueio no mês passado na capital Kigali.

As autoridades proibiram o movimento de entrada e saída da cidade, exceto para serviços essenciais e para turistas.

Em um tweet, o Ministério da Saúde de Ruanda disse que o Programa Nacional de Vacinação do país havia começado a "vacinar grupos de alto risco, principalmente equipes de saúde de primeira linha, com vacinas Covid-19 aprovadas pela OMS adquiridas por meio de parcerias internacionais em quantidades limitadas".

A fase inicial de vacinação, disse o ministério, será seguida por uma implantação mais ampla com suprimentos garantidos por meio do esquema Covax Facility da Organização Mundial da Saúde para facilitar o acesso à vacina por países pobres e de renda média.

Suprimentos adicionais também seriam garantidos através da União Africana (UA). A UA garantiu mais de 600 milhões de doses de vacinas Covid-19 para seus estados membros.

Até agora, Ruanda registrou cerca de 17.000 casos de COVID-19 e 236 mortes.

Reino Unido chega a 15 milhões de vacinações, em meio a pressão para afrouxar medidas de lockdown

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro Boris Johnson comemorou uma “marca significativa” neste domingo, quando dados mostraram que 15 milhões de primeiras doses de Covid-19 foram aplicadas, alimentando a pressão para que o governo comece a relaxar medidas de lockdown.

A campanha de vacinação é vista como um dos poucos sucessos do governo na gestão da pandemia que deixou o país com mais mortes e piores danos econômicos que seus parceiros. A população total do Reino Unido é de aproximadamente 67 milhões.

Após se tornar o primeiro país do mundo a aprovar a vacina, o governo britânico estabeleceu uma meta ambiciosa para chegar a 15 milhões de doses aplicadas até 15 de fevereiro em moradores e funcionários de casas repouso, equipe médica na linha de frente do combate à Covid-19, todas pessoas com mais de 70 anos e quem for clinicamente vulnerável.

Johnson disse que todos esses grupos foram alcançados na Inglaterra, mas não falou por Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte, e não disse se a meta total foi cumprida. Em algumas áreas, algumas pessoas em grupos prioritários menores receberam a injeção.

“Alcançamos uma marca significativa”, disse.

“Não vamos nos contentar com isso. Ainda temos muito caminho pela frente e sem dúvida haverá obstáculos, mas, após tudo que conquistamos, sei que podemos seguir em frente com muita confiança”.

Ele apresentará mais progressos na segunda-feira.

O sucesso da campanha de vacinação levou a pedidos dos opositores de um lockdown prolongado por afrouxamento nas restrições que mandam os cidadãos ficarem em casa, fecham comércios não essenciais e escolas.

Mas o ministro das Relações Exteriores, Dominic Raab, afirmou que ainda era cedo para discutir quando as restrições serão suspensas.

“Compartilhamos da ambição e do desejo de sair deste lockdown, queremos fazê-lo de maneira responsável e segura e, portanto, precisa ser com base em evidências”, disse ao Times Radio.

Governo tcheco fecha acordo de última hora para manter lockdown contra Covid-19

PRAGA (Reuters) - O governo tcheco chegou a um acordo de última hora com governadores regionais neste domingo para declarar um novo estado de emergência de 14 dias e evitar um fim caótico às medidas de lockdown contra o coronavírus.

Sem poderes extraordinários, o governo de minoria do primeiro-ministro Andrej Babis não seria capaz de manter as restrições nacionais, como toques de recolher, proibições de aglomerações públicas ou o fechamento de lojas e serviços.

Parlamentares rejeitaram semana passada uma extensão do estado de emergência do governo além de domingo, um golpe duro nas tentativas de enfrentar uma das maiores taxas de infecção por Covid-19 da Europa e aliviar hospitais sobrecarregados.

Mas após discussões no fim de semana, as 14 regiões do país pediram que o governo declare um novo estado de emergência neste domingo, que foi aprovado em uma reunião extraordinária.

“O fim do estado de emergência pode efetivamente significar um afrouxamento (das restrições) e não podemos ter isso”, disse Babis.

O país esteve em diversos níveis de lockdown desde outubro. Partidos de oposição criticaram o governo Babis pela sua gestão da pandemia e pediram mudanças.

 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones batem recordes em meio a fortes resultados de bancos
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com fiscal em foco; Vale sobe
STOXX 600 atinge pico em uma semana com foco em estímulos da China e balanços
ONS reduz previsão para reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste a 39,4% ao final de outubro
Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos