Dólar ronda estabilidade ante real com exterior e Congresso dividindo atenções

Publicado em 04/02/2021 10:59

O dólar era negociado perto da estabilidade contra o real na manhã desta quinta-feira, depois de ter subido mais cedo em linha com fortalecimento da divisa norte-americana no exterior, enquanto o andamento da agenda do governo brasileiro sob as novas presidências no Congresso continuava no radar.

Às 10:46, o dólar avançava 0,11%, a 5,3752 reais na venda, enquanto o dólar futuro negociado na B3 subia 0,34%, a 5,368 reais.

Mais cedo, na máxima do dia, o dólar spot chegou a saltar 0,46%, a 5,3942 reais na venda.

Esse comportamento ficou em linha com os ganhos apresentados pelo índice do dólar contra uma cesta de rivais, que operava em alta de 0,3% em meio a sinais de retomada econômica nos Estados Unidos.

Dados de emprego da ADP mostraram na quarta-feira um aumento na criação de vagas no país, enquanto dados do ISM indicaram que a atividade do setor de serviços atingiu seu nível mais alto em quase dois anos em janeiro.

Os dados positivos vieram em meio à busca de aprovação de mais 1,9 trilhão de dólares em estímulo econômico por parte dos democratas dos EUA. O Congresso norte-americano, controlado pelo partido azul, avançou na quarta-feira com uma manobra para aprovar um pacote de alívio do presidente Joe Biden sem apoio republicano.

Outras moedas de países emergentes, como rand sul-africano e peso mexicano, operavam em queda contra o dólar nesta manhã à medida que os investidores acompanhavam o avanço da proposta nos Estados Unidos. O dólar australiano, sensível a risco, rondava a estabilidade.

Enquanto isso, no Brasil, o cenário político e econômico dominava a atenção dos mercados depois que o presidente Jair Bolsonaro entregou aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), a lista de projetos prioritários do governo. O documento incluiu medidas como a reforma tributária e administrativa, além de privatizações e autonomia do Banco Central.

A semana tem sido marcada pela reação positiva dos mercados ao cenário político em Brasília, com a eleição de uma liderança alinhada ao governo no Congresso sendo vista como potencial impulso para a agenda de Bolsonaro. A divisa norte-americana já perdeu mais de 2% contra o real desde o fechamento da última sexta-feira.

"As eleições na Câmara e no Senado e manifestação de compromisso das Casas com ajuste fiscal e respeito ao teto de gastos dão um sinal importante para o mercado, e por isso que o dólar voltou (recuou) um pouco", disse à Reuters Fábio Galdino, head de Fundos Imobiliários da Vero Investimentos.

Ainda assim, ele alertou para a persistência de cautela entre os investidores, que devem continuar acompanhando o cenário político e econômico e as condições da dívida pública.

Em ano marcado por explosão das despesas governamentais e encolhimento da arrecadação tributária diante do baque da pandemia da Covid-19, o rombo fiscal do setor público atingiu patamares sem precedentes em 2020, e a dívida pública bateu recorde, a 89,3% do PIB.

Diante desse cenário, um dos principais pontos de cautela para os investidores é a prorrogação do auxílio emergencial em resposta à Covid-19, com temores de que esses gastos estressem ainda mais a situação fiscal doméstica.

Os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado comprometeram-se na quarta-feira a avaliar uma forma de retomar o auxílio emergencial, respeitando o teto de gastos.

Na véspera, o dólar spot teve alta de 0,25%, a 5,3695 reais na venda.

O Banco Central fará nesta sessão leilão de swap tradicional para rolagem de até 16 mil contratos com vencimento em junho e outubro de 2021.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil