Ibovespa ensaia melhora e encosta em 118 mil pontos com Petrobras; Cielo salta 12%

Publicado em 27/01/2021 15:46

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa renovou máximas da sessão na tarde desta quarta-feira, tentando quebrar uma série de cinco pregões fechando em queda, ajudado pela alta de Petrobras e recuperação de bancos, enquanto Cielo disparava 12% após resultado trimestral.

Às 15:37, o Ibovespa subia 1,03 %, a 117.659,51 pontos. Na mínima, chegou a 114.886,51 pontos. Na máxima, a 117.839,79 pontos. O volume financeiro era de 22,5bilhões de reais.

A reação do Ibovespa ocorre após acumular até a véspera queda de quase 7% desde o recorde registrado em 8 de janeiro, de 125.076,63 pontos, considerando dados de fechamento. Nas últimas cinco sessões, o declínio foi de quase 4%.

No exterior, o sinal negativo prevalecia em Wall Street, mas a melhora dos preços do petróleo ajudava as ações da Petrobras na bolsa paulista, com as PNs subindo 4% e as ONs avançando 3,6%, o que oferecia suporte relevante ao Ibovespa.

Itaú Unibanco PN tinha acréscimo de 1,7%, também ajudando, assim como Bradesco PN, em alta de 2,5%, embora com volatilidade.

Cielo ON era mais um componente benigno, com um salto de 12%, após abrir a temporada de balanços do Ibovespa com resultado bem avaliado por analistas. "Há uma luz no fim do túnel... E não é um trem", escreveu o Bradesco BBI.

Papéis de mineração e siderurgia, porém, continuavam pressionando, com Vale ON recuando 1,3%, enquanto USIMINAS PNA cedia 3%, CSN ON perdia 0,9% e GERDAU PN caía 0,6%.

Investidores ainda aguardam para essa sessão a decisão de política monetária do Federal Reserve, prevista para as 16h (horário de Brasília), com fala do chairman Jerome Powell na sequência.

A expectativa é que o BC dos EUA mantenha a política monetária no modo de combate à crise da Covid-19, com o mercado atento a mudanças no tom em torno do cenário econômico e a qualquer menção sobre as compras de ativos pelo Fed.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Governo confirma contenção de gasto e vê déficit fiscal de R$28,8 bi em 2024, limite da banda de tolerância
Wall St encerra em alta com retorno de investidores às megacaps
Dólar cai ante real em dia favorável para as moedas emergentes
Arrecadação de junho teve alta real de 11%, mas ganhos ainda estão abaixo do necessário, diz secretário da Receita
Ibovespa tem alta modesta com Embraer e Petrobras minando efeito positivo de Wall Street
Taxas futuras de juros caem em dia positivo para emergentes e de confirmação de cortes de gastos no Brasil