Luta por plano de ajuda à crise de administração da Covid-19 de US $ 1,9 tri

Publicado em 25/01/2021 10:02

Autoridades do governo do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tentou afastar preocupações dos republicanos de que sua proposta de alívio à pandemia de 1,9 trilhão de dólares é cara demais em uma ligação no domingo com parlamentares, alguns dos quais pressionaram por um plano menor, focado na distribuição de vacinas.

Parlamentares republicanos e democratas disseram que concordaram que levar a vacina da Covid-19 aos americanos deveria ser uma prioridade, mas alguns republicanos se opuseram um pacote tão pesado apenas um mês depois que o Congresso aprovou uma medida de alívio de 900 bilhões de dólares.

"Parece prematuro considerar um pacote desse tamanho e escopo", disse a senadora republicana Susan Collins, que participou do call com Brian Deese, diretor do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca, e outros importantes assessores de Biden.

Collins disse concordar que financiamento adicional é necessário para a distribuição da vacina, mas em um projeto de lei "mais limitado", e planeja discutir tal medida com outros congressistas.

O senador Dick Durbin, o segundo democrata do Senado, disse que a ligação sobre o alívio da era coronavírus a principal prioridade de Biden.

"Não podemos esperar", disse a repórteres a vice-secretária de imprensa da diretora da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

A Casa Branca não forneceu uma leitura da chamada, mas Jared Bernstein, membro do Conselho de Consultores Econômicos de Biden, disse à CNN depois que os 900 bilhões de dólares em alívio encorajado no final de 2020 só ajudariam por "um mês ou dois".

A pandemia da Covid-19 já matou mais de 417 mil americanos, tirou milhões do trabalho e está infectando mais de 175 mil americanos por dia.

Biden, que assumiu o cargo na quarta-feira, fez campanha com a promessa de tomar medidas agressivas contra uma pandemia, que seu antecessor, o presidente Donald Trump, muitas vezes minimizou.

O governo Trump ficou muito aquém de sua meta de 20 milhões de americanos vacinados até o final de 2020 e não deixou nenhum plano para distribuir a vacina a milhões de americanos, disse o chefe de gabinete da Casa Branca, Ron Klain, no domingo.

Embora o Congresso já tenha autorizado 4 trilhões de dólares para responder à crise, a Casa Branca diz que 1,9 trilhão de dólares adicionais são tratados para cobrir os custos de resposta ao vírus e fornecer benefícios de pagamento e pagamentos aprimorados às famílias.

Pelo menos 16 senadores e dois deputados --o democrata Josh Gottheimer e o republicano Tom Reed-- participaram do call.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ações sobem após dados de inflação, mas acumulam queda na semana
Dólar cai após BC vender US$7 bi e Senado aprovar pacote fiscal
Taxas futuras de juros voltam a ceder com aprovação do pacote fiscal e comentários de Lula
Transição com Galípolo mostra que BC técnico permanece, diz Campos Neto
Ações europeias têm pior semana em mais de três meses, com queda no setor de saúde
Presidente do Fed de NY diz que BC dos EUA segue no caminho certo para cortes de juros
undefined