Comitê do Senado dos EUA aprova por unanimidade indicação de Yellen como secretária do Tesouro

Publicado em 22/01/2021 14:32

Por David Lawder e Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) - O Comitê de Finanças do Senado dos Estados Unidos votou nesta sexta-feira, por unanimidade, para aprovar Janet Yellen como a primeira mulher no comando do Departamento do Tesouro, indicando que ela conquistará o apoio do plenário do Senado, embora os republicanos tenham pedido que ela trabalhe com eles no desenvolvimento de políticas econômicas.

A indicação de Yellen, que atuou como chair do Federal Reserve de 2014 a 2018, foi aprovada em uma votação com o placar de 26 a zero no comitê, dividido igualmente entre democratas e republicanos. As preocupações expressadas por republicanos sobre os planos ambiciosos do presidente Joe Biden para um pacote de alívio ao coronavírus, investimento em infraestrutura e aumentos de impostos não foram suficientes para irem contra a ex-chair do Fed.

"Não há dúvidas de que ela é qualificada para esse papel", disse o senador republicano James Lankford, conservador em relação a questões fiscais e destacando que tem desacordos com Yellen.

Biden propôs um plano de alívio ao coronavírus de 1,9 trilhão de dólares e prometeu investir 2 trilhões em infraestrutura, projetos de energia verde, educação e pesquisa para aumentar a competitividade norte-americana.

Os republicanos estão demonstrando preocupações com o valor e aumento da dívida em um retorno ao conservadorismo fiscal, depois de alta dos déficits com os cortes tributários de 2017 e gastos de quase 5 trilhões de dólares no ano passado sob o ex-presidente republicano Donald Trump.

Assessores do Senado disseram que a votação pelo comitê pode abrir caminho para uma votação de confirmação do plenário do Senado ainda nesta sexta-feira.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar sobe em dia negativo para ativos brasileiros e de expectativa sobre juros Dólar sobe em dia negativo para ativos brasileiros e de expectativa sobre juros
Taxas dos DIs sobem em sintonia com Treasuries enquanto mercado aguarda BCs Taxas dos DIs sobem em sintonia com Treasuries enquanto mercado aguarda BCs
Crescimento potencial do Brasil não é menor do que 3% ao ano, diz Haddad
Índice europeu STOXX 600 sobe e registra maior sequência de ganhos em quase quatro anos
Setor de serviços dos EUA acelera em abril; pressões de preços aumentam
Wall St abre em baixa após novas tarifas de Trump e com reunião do Fed no radar