Fiocruz vai pedir uso emergencial da vacina da AstraZeneca contra Covid-19 até quarta-feira

Publicado em 01/01/2021 10:53 e atualizado em 02/01/2021 19:08

BRASÍLIA / RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Fiocruz vai solicitar autorização para uso emergencial da vacina contra Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca PLC e pela Universidade de Oxford até a próxima quarta-feira, disse a presidente da fundação, Nísia Trindade, nesta quinta -feira.

Ela disse que a aprovação da vacina no Reino Unido na quarta-feira acelerará a luz verde regulamentar para a vacina no Brasil, onde ela é extremamente necessária para combater o segundo surto de coronavírus mais mortal do mundo.

"Para não haver atraso, nós decidimos com base na autorização no Reino Unido entrar também com esse pedido de uso emergencial da vacina", disse ela em entrevista à Reuters via videoconferência. Nenhuma vacina foi aprovada no Brasil até o momento.

O pedido de registro da vacina britânica junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não pode ser finalizado antes de 15 de janeiro, pois a papelada ainda está sendo preparada, como os documentos de controle da produção da vacina, que a Fiocruz pretende produzir do zero em sua unidade do Rio de Janeiro com financiamento federal, a partir do segundo semestre.

"Estou otimista com a possibilidade de, no máximo, no final de Janeiro ou início de fevereiro, iniciar essa vacinação", disse a presidente da Fundação Oswaldo Cruz.

A Fiocruz espera entregar o primeiro 1 milhão de doses entre os dias 8 e 12 de fevereiro, mas isso vai depender da chegada do insumo farmacêutico ativo para a vacina prevista para 9 de janeiro, disse Nísia Trindade.

Até o final de fevereiro, a Fiocruz planeja entregar 10 milhões de doses e, a partir daí, estar lançando 3,5 milhões de doses semanais, totalizando 100 milhões de doses completas no primeiro semestre de 2021.

Em abril ou maio, a Fiocruz terá uma linha de produção paralela para fabricar uma vacina inteiramente no Brasil, mas isso ainda precisa de validação da Anvisa, disse. A meta é entregar 110 milhões de doses no segundo semestre.

A presidente da Fiocruz espera que o Brasil se mantém com a vacinação em duas doses, já que a evidência de que 1-1 / 2 dose é mais eficaz ainda requer mais estudos mundiais da AstraZeneca.

Mas ela espera que o Programa Nacional de Imunização se separe como duas doses por um intervalo de 12 semanas, o que pesquisadores no Reino Unido descobriram ser mais eficaz.

A vacina custa 4 dólares por dose: 3,15 dólares pagos à AstraZeneca e o processo de envasamento e rotulagem e embalagem. A Fiocruz ainda não tem uma estimativa de custo para a vacina fabricada no Brasil.

Órgão regulador da Índia aprova uso de vacina da AstraZeneca contra Covid-19, dizem fontes

NOVA DÉLHI (Reuters) - O órgão regulador de medicamentos da Índia aprovou nesta sexta-feira uma vacina contra o coronavírus desenvolvido pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford para uso emergencial, conhecido à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto.

A decisão abre caminho para o lançamento da vacina no segundo país com mais casos confirmados no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Um representante da Organização Central de Controle de Medicamentos da Índia --cujos especialistas estavam reunidos pela segunda vez nesta semana e também avaliados outras duas vacinas-- não quis comentar.

O Reino Unido e a Argentina já autorizaram a vacina da AstraZeneca para uso público emergencial.

O órgão indiano também avalia os pedidos de autorização de uso emergencial para vacinas desenvolvidas pela Pfizer Inc com a BioNTech e pela Bharat Biotech, da Índia.

Laboratório Dasa detecta nova variante de coronavírus no Brasil

(Reuters) - Pesquisadores da empresa de medicina diagnóstica Dasa detectaram uma nova variante do coronavírus no Brasil, o que já foi comunicado ao Instituto Adolfo Lutz e à Vigilância Sanitária, divulgou o laboratório nesta quinta-feira.

A cepa B.1.1.7 do SARS-CoV-2, já detectada em outros países, foi identificada após estudo apresentado em descoberta de dezembro, quando o Reino Unido publicou as primeiras informações científicas sobre a variante, afirmou a Dasa, divulgando que ela se destaque por apresentar grande número de mutações.

A confirmação da cepa em dois pacientes, segundo o laboratório, foi feita por meio de sequenciamento genético realizado em parceria com o Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IMT-FMUSP).

"Dado seu alto poder de transmissão esse resultado reforça a importância da quarentena, e de manter o isolamento de 10 dias, especialmente para quem estiver vindo ou acabado de chegar da Europa", afirmou Ester Sabino, pesquisadora do IMT-FMUSP.

A mutação não é mais letal do que outras cepas dominantes, mas pode ser mais transmissível.

Brasil registra 1.074 novas mortes por Covid-19

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou nesta quinta-feira 1.074 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de fatalidades causadas pela doença no país a 194.949, informou o Ministério da Saúde.

Também foram notificados nesta quinta 56.773 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país atingindo 7.675.973, acrescentou o ministério.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui ainda 6.747.065 pessoas recuperadas da Covid-19 e 733.959 pacientes em acompanhamento.

Na quarta-feira, o país registrou 1.194 óbitos, maior contagem diária em quase quatro meses.

Estado de SP prorroga quarentena até fevereiro para disseminação da Covid-19

(Reuters) - O governo de São Paulo estendeu novamente quarentena no Estado, desta vez até 7 de fevereiro, citando a "necessidade de conter a disseminação da Covid-19 e garantir o funcionamento adequado dos serviços de saúde '.

O decreto publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira renova determinação da gestão do governador João Doria (PSDB), entre elas suspensão de atividades não essenciais no âmbito da administração pública estadual, mesmo após algumas flexibilizações.

A decisão segue recomendações do Centro de Contingência do Coronavírus.

O Estado de São Paulo continua sendo o mais afetado no país pela doença, com 1.452.078 casos e 46.477 mortes, de acordo com os dados mais recentes do Ministério da Saúde.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones batem recordes em meio a fortes resultados de bancos
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com fiscal em foco; Vale sobe
STOXX 600 atinge pico em uma semana com foco em estímulos da China e balanços
ONS reduz previsão para reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste a 39,4% ao final de outubro
Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos