Brasil registra 431 novas mortes por Covid-19 e total vai a 191.570; com 6.568.898 pessoas recuperadas

Publicado em 28/12/2020 20:05

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou, nesta segunda-feira, 431 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 191.570, informou o Ministério da Saúde.

Também foram notificados 20.548 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país atingindo 7.504.833, segundo o ministério.

Os registros de casos e óbitos do ministério costumam registrar quedas às segundas-feiras, em função do represamento de testes durante os finais de semana.

Passando por um repique da doença, o Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

Estado brasileiro mais afetado pela Covid-19, atingiu nesta segunda-feira as marcas de 1.427.752 casos e 45.902 mortes.

Minas Gerais é o segundo Estado com maior número de infecções pelo coronavírus registradas (524.658 casos, 11.605 mortes), mas o Rio de Janeiro é o segundo com mais óbitos contabilizados (421.674 casos, 24.942 mortes).

Ainda de acordo com o ministério, o Brasil possui 6.568.898 pessoas recuperadas da Covid-19 e 744.365 pacientes em acompanhamento.

Cuba irá reduzir voos de EUA e outros países ante alta de casos de Covid

HAVANA (Reuters) - Cuba anunciou nesta segunda-feira que irá permitir a entrada de menos voos oriundos dos Estados Unidos e de vários outros países a partir de 1º de janeiro devido a um aumento no número de casos de coronavírus desde que abriu os aeroportos em novembro. 

Cubanos que vivem fora do país e retornaram para visitar familiares, ou que voltaram de viagens de compras, espalharam o vírus para parentes e outras pessoas ao quebrarem suas quarentenas, afirmou o governo. 

México, Panamá, Bahamas, Haiti e República Dominicana também estão na lista. O governo não disse quantos voos por dia seriam permitidos.

O Ministério da Saúde cubano reportou 3.782 casos de Covid-19 desde 1º de novembro até 23 de dezembro, dos quais 71,5% eram de visitantes ou de contatos diretos. 

O governo disse em um anúncio distinto que o anúncio que o famoso resort de praia de Varadero havia recebido 69 mil turistas estrangeiros durante o mesmo período sem que acontecesse um surto da doença. 

Cuba atualmente testa seus visitantes na chegada e novamente após cinco dias se eles não estiverem se hospedando em hotéis. A partir do dia 10 de janeiro, os turistas também irão precisar demonstrar um testes negativo feito 72 horas antes da chegada no país.

Alemanha está alarmada com ameaça de negacionistas do coronavírus

BERLIM (Reuters) - A Alemanha está enfrentando uma ameaça crescente de militantes de direita que negam a existência da pandemia de coronavírus e seus riscos de saúde, disse uma autoridade de saúde de alto escalão nesta segunda-feira.

"O pensamento apocalíptico de apoiadores de mitos conspiratórios está se misturando com o extremismo de direita", disse Burkhard Freier, chefe do Escritório para a Proteção da Constituição do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, ao jornal Tagesspiegel.

Isto significa que os negacionistas do coronavírus também poderiam optar pelo "terror como consequência", opinou Freier.

Em outubro, supeitos de serem negacionistas do coronavírus atacaram o Instituto de Controle de Doenças Robert Koch de Berlim com coquetéis molotov e detonaram um artefato explosivo perto da Associação Leibniz, que conecta quase 100 instituições independentes de pesquisa da Alemanha.

A maior ameaça militante do país ainda vem de perpetradores de direita que agem sozinhos, como um agressor que cometeu um massacre em Hanau em fevereiro, matando nove pessoas de famílias imigrantes, a mãe e a si mesmo, disse Freier.

Campanha de vacinação contra Covid-19 da Alemanha é ofuscada por incidentes

FRANKFURT/BERLIM (Reuters) - A campanha de vacinação contra Covid-19 da Alemanha foi ofuscada por um incidente no norte e problemas com o transporte da vacina no sul que causaram a devolução de mil unidades.

Alguns distritos da Baviera disseram nesta segunda-feira que não usarão as doses recebidas no final de semana por recearem que as vacinas desenvolvidas pela Pfizer e pela BioNTech tenham ficado muito quentes durante sua entrega em caixas de refrigeração, disse um porta-voz do distrito de Lichtenfels.

"Havia dúvidas se a cadeia fria foi mantida o tempo todo", disse o administrador do distrito de Lichtenfels, Christian Meissner, à Reuters TV.

A vacina, que usa a nova tecnologia chamada de RNA mensageiro, precisa ser armazenada em temperaturas ultrabaixas de cerca de 70 graus Celsius negativos antes de ser enviada a centros de distribuição em caixas de refrigeração com gelo seco concebidas para este fim.

Uma vez fora da armazenagem ultrafria, a vacina precisa ser conservada entre 2ºC e 8ºC para continuar eficiente durante até cinco dias. As caixas de refrigeração criadas pela Pfizer contam com rastreadores por GPS para que as empresas possam lidar com possíveis problemas de armazenagem no caminho.

Embora a BioNTech assuma a responsabilidade do transporte até os pólos de ultrarefrigeradores, cabe às autoridades locais fornecer um transporte seguro e refrigerado a cada centro de vacinação.

As vacinas chegaram a Lichtenfels, Coburg, Kronach, Kulmbach, Hof, Bayreuth e Wunsiedel em caixas de refrigeração como as usadas para piqueniques ou acampamentos, em alguns casos com temperaturas momentâneas de mais de 15ºC.

 

 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

S&P 500 e Dow Jones batem recordes em meio a fortes resultados de bancos
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com fiscal em foco; Vale sobe
STOXX 600 atinge pico em uma semana com foco em estímulos da China e balanços
ONS reduz previsão para reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste a 39,4% ao final de outubro
Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos