Ibovespa recupera nível de 117 mil pontos em sessão com baixa liquidez

Publicado em 23/12/2020 11:41

O Ibovespa tinha desempenho positivo na última sessão da semana encurtada pelo Natal, em mais um dia com volume de negociações bastante reduzido, enquanto investidores permanecem atentos a questões relacionadas à pandemia de Covid-19.

Às 11:34, o Ibovespa subia 0,78%, a 117.543,70 pontos. O volume financeiro era de 4,95 bilhões de reais. Na terça-feira, o índice avançou 0,7%, já mostrando giro financeiro bem abaixo da média de dezembro.

Analistas do Banco Safra afirmaram em nota que em "momentos de volumes mais baixos o mercado pode reagir com mais força tanto a notícias negativas quanto a notícias positivas, podendo gerar um pouco mais de volatilidade".

Enquanto a cautela com nova mutação do coronavírus encontrada no Reino Unido parece ficar de lado, agentes financeiros continuam acompanhando o avanço na aprovação de vacinas.

Ainda nesta quarta-feira, o Instituto Butantã apresentará informações sobre a conclusão do estudo clínico da CoronaVac e sua eficácia, com expectativa de anúncio de que a vacina é eficaz contra o coronavírus.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou mais cedo que, para 2021, a esperança de sua equipe estará voltada para a vacinação em massa, já que isso garantirá retorno seguro ao trabalho e a retomada do crescimento econômico.

Guedes falou em entrevista coletiva após divulgação do Caged, que mostrou que o país abriu 414.556 vagas formais de emprego em novembro, recorde para todos os meses da série histórica iniciada em 1992.

Este foi o quinto mês seguido em que o Caged ficou no azul, informou o Ministério da Economia, defendendo que o desempenho confirma a retomada do crescimento econômico após a fase mais crítica da epidemia, no segundo trimestre do ano.

Enquanto isso, nos Estados Unidos dados de pedidos de auxílio-desemprego melhoravam o humor do mercado. Foram 803 mil na semana encerrada em 19 de dezembro, contra 892 mil na semana anterior, informou o Departamento do Trabalho nesta quarta-feira. Economistas consultados pela Reuters projetavam 885 mil pedidos na semana passada.

DESTAQUES

- YDUQS ON valorizava-se 3,6%, após recomendação de "compra" da XP Investimentos com preço-alvo de 50,7 reais. COGNA ON, que recebeu recomendação "neutra", avançava 2,2%. Fora do Ibovespa, SER ON subia 3,2%, mas ÂNIMA ON recuava 0,2%. [nL1N2J313G]

- BRASKEM PNA avançava 1%. Na véspera, a companhia assinou novos contratos de longo prazo com a Petrobras para o recebimento de nafta da petrolífera.

- GOL PN ganhava 4,85%, se recuperando após as quedas do início da semana. Acompanhando o movimento, AZUL PN subia 4,7% e CVC BRASIL ON tinha alta de 4,2%.

- MARFRIG ON recuava 1,7%, em sessão de ajustes, após forte alta da véspera. MINERVA ON caía 2%, enquanto JBS ON perdia 0,75%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STOXX 600 atinge pico em uma semana com foco em estímulos da China e balanços
ONS reduz previsão para reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste a 39,4% ao final de outubro
Dólar sobe na contramão do exterior com aversão a risco acentuada no Brasil
S&P 500 e Dow sobem com impulso de balanços de grandes bancos
Horário de verão só volta em 2024 se houver risco energético, diz Silveira
Wall Street abre sem direção comum após dados de preços ao produtor; Tesla pressiona Nasdaq