Ibovespa flerta com 115 mil pontos; Rede D'Or dispara na estreia

Publicado em 10/12/2020 15:04

O Ibovespa retomou o fôlego e avançava forte nesta quinta-feira, flertando com os 115 mil pontos, com as ações da Petrobras entre os maiores suportes e os papéis da CSN disparando quase 10% após projeções financeiras e expectativas sobre IPO.

Às 14:52, o Ibovespa subia 1,59%, a 114.796,39 pontos. O volume financeiro somava 24 bilhões de reais.

Na máxima até o momento, o Ibovespa chegou a 115.072,49 pontos, o que não acontecia desde fevereiro.

Desde o começo da semana, o principal índice da bolsa paulista vem testando superar os 114 mil pontos, mas sem fôlego para segurar até o final o patamar perdido em fevereiro, antes do forte ajuste em razão da pandemia de Covid-19.

Apesar de não ter renovado as máximas apuradas em janeiro, quando encostou em 120 mil pontos, o Ibovespa quase zerou as perdas em 2020 e acumula valorização de mais de 85% desde as mínimas de março, o que tem motivado realização de lucros. Na mínima nesta sessão, o Ibovespa chegou a 112.731,76 pontos.

Nesta quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) corroborou o ambiente de elevada liquidez nos mercados globais ao lançar ainda mais medidas de estímulo para fornecer suporte para a economia do bloco monetário.

Wall Street, porém, mostrava alguma hesitação após recordes recentes, diante de números acima do esperado nos pedidos semanais de auxílio-desemprego nos Estados Unidos, enquanto as negociações para novos estímulos continuam arrastadas. O S&P 500 tinha variação negativa de 0,06%.

Entre as commodities, os preços do petróleo subiam com força, com o Brent superando os 50 dólares o barril, o que ajudava Petrobras PN a avançar 3,67%, enquanto Petrobras ON subia 4,44%. PETRORIO ON registrava alta de 6,32%.

Na China, o futuro do minério de ferro saltou mais de 7%, fornecendo suporte para Vale ON, em alta de 1,86%. O destaque no setor de mineração e siderurgia, porém, era CSN ON, que disparava 9,3%, após projeções para 2021, bem como estimativa para janeiro do IPO da sua unidade de mineração.

"Temos oportunidade real de colocar o IPO da mineração no mercado na primeira semana de janeiro", disse o presidente-executivo da CSN, Benjamin Steinbruch.

Na ponta negativa, Suzano ON recuava 2,44%, acompanhando o declínio de mais de 2% do dólar em relação ao real, enquanto, ainda no setor, KLABIN UNIT mostrava acréscimo de 1,18%.

Magazine Luiza recuava 1,83%, atingida por realização de lucros após forte valorização desde o começo da pandemia. Na mesma linha, Via Varejo caía 1,05%. B2W, que sobe menos no ano do que as rivais, mudou de sinal e subia 2,53%.

O penúltimo pregão da semana também era marcado pela estreia das ações da Rede D'Or São Luiz, que disparavam 7,6% após o grupo de hospitais precificar sua oferta inicial de ações a 57,92 reais por papel, movimentando 11,39 bilhões de reais, no maior IPO de uma companhia brasileira desde 2013.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego