Superfungo "Candida auris" é identificado pela primeira vez no país, alerta Anvisa

Publicado em 08/12/2020 19:53

BRASÍLIA (Reuters) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta terça-feira que emitiu um alerta de risco em relação à possível primeira notificação no país do superfungo "Candida auris".

"No Brasil, não havia relato de nenhum caso de infecção por ´C. auris´, mas nesta segunda-feira, 7 de dezembro, foi notificado à Anvisa o possível primeiro caso positivo em paciente internado em UTI adulto em hospital do estado da Bahia", disse a agência em nota.

O órgão regulador disse que o "Candida auris" é um fungo emergente que representa uma grave ameaça à saúde global e foi identificado pela primeira vez como causador de doença em humanos em 2009 no Japão. Conforme a agência, algumas cepas do fundo são resistentes a todos as três classes de remédios antifúngicos e sua identificação requer métodos laboratoriais específicos.

A Anvisa destacou que foi organizada uma força-tarefa nacional composta por uma série de autoridades de saúde para acompanhar o caso e para prevenir a disseminação do fungo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego