Importação chinesa de minério de ferro cai pelo 2º mês consecutivo; cresce no ano

Publicado em 07/12/2020 10:12

As importações de minério de ferro pela China caíram pelo segundo mês consecutivo em novembro, recuando 8,1% na comparação mensal, devido à redução dos embarques dos principais exportadores, devido aos dados oficiais da alfândega nesta segunda-feira.

A China trouxe 98,15 milhões de toneladas do ingrediente principal da siderurgia no mês passado, em comparação com 106,74 milhões de toneladas importadas em outubro, de acordo com dados divulgados pela Administração Geral das Alfândegas.

O volume, contudo, representou um aumento de 8,3% em relação a novembro de 2019.

"Os embarques da Austrália e do Brasil ficam em níveis relativamente baixos nos últimos dois meses", disse Richard Lu, analista sênior da CRU em Pequim, relacionado que os volumes de dezembro são normalmente maiores, embora haja uma necessidade de monitorar as condições climáticas.

Lu também observou que lucros decentes com produtos siderúrgicos sustentaram a demanda das siderúrgicas por minério de ferro.

As taxas médias semanais de utilização da capacidade em 163 usinas em todo o país informado acima de 84,4% em novembro contra 84,2% em outubro e 82,5% no mesmo período do ano passado, segundo dados compilados pela consultoria Mysteel.

Nos primeiros 11 meses do ano, as importações de minério de ferro informadas em 1,07 bilhão de toneladas, superando as importações do ano inteiro de 1,06 bilhão de toneladas em 2019, alteradas os dados alfandegários.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego