Ibovespa recua com realização de lucros após encostar em 112 mil pontos

Publicado em 02/12/2020 12:04

O Ibovespa mudou de sinal e caía nesta quarta-feira, em meio a movimentos de realização de lucros após renovar máximas desde fevereiro e encostar nos 112 mil pontos mais cedo, embora o noticiário sobre vacinas atenuasse as vendas.

Às 11:53, o Ibovespa caía 0,49%, a 110.856,23 pontos. Na máxima até o momento, chegou a 111.924,56 pontos. O volume financeiro era de 9,4 bilhões de reais.

Na terça-feira, o Ibovespa encerrou em alta de 2,3%, a 111.399,91 pontos, maior nível de fechamento desde 21 de fevereiro.

Wall Street também passava por ajuste negativo após o S&P 500 bater recorde, endossado por dados do mercado de trabalho norte-americano, com a criação de vagas no setor privado crescendo menos do que o esperado em novembro.

No exterior, o Reino Unido aprovou a vacina contra Covid-19 desenvolvida em parceria entre Pfizer e BioNTech e afirmou que poderá começar a ser aplicada aos mais vulneráveis na semana que vem.

De acordo com análise técnica da equipe do Safra, o Ibovespa retomou o movimento de alta e testou a resistência em 111.600 pontos. Acima disso, terá como objetivo os 116.500 pontos, afirmou em relatório a clientes.

Na visão da equipe da Ágora Investimentos, mesmo que o Ibovespa trabalhe alinhado a pares externos, com muitos apresentando ajuste negativo nesta sessão, "no geral o clima ainda segue favorável".

DESTAQUES

- VALE ON perdia 4,16%, um dia após atingir cotação recorde para o fechamento, com agentes financeiros analisando projeções da mineradora para produção, investimentos e dívida, entre outras variáveis. O Bradesco BBI avaliou que o guidance de produção inferior foi um pouco decepcionante, mas sem mudança estrutural na visão para a companhia.

- BRASKEM PNA caía 3,84%, após anunciar que a controlada no México (Braskem Idesa) iniciou os procedimentos para a interrupção imediata das atividades operacionais, após agência do governo mexicano Cenagas anunciar parada do serviço de transporte de gás natural, de forma unilateral.

- ELETROBRAS ON avançava 4,72%, com o setor elétrico entre os destaques positivos do Ibovespa. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) estimou que a carga de energia elétrica no Brasil deverá ter retração de 1,5% em 2020 ante 2019, fechando o ano em 66.793 MW médios, menor do que o previsto.

- NOTRE DAME INTERMÉDICA ON valorizava-se 4,45%, após precificar na véspera oferta secundária de ações a 69,50 reais por papel, praticamente sem desconto em relação ao fechamento da ação na terça-feira. A operação movimentou 3,753 bilhões de reais.

- PETROBRAS PN cedia 0,23%, mesmo com a alta do petróleo no exterior, com investidores embolsando lucros recentes. PETROBRAS ON tinha variação negativa de 0,04%

- ITAÚ UNIBANCO PN desvalorizava-se 0,1%, também em sessão de ajuste após valorização robusta recente. BRADESCO PN perdia 0,33%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego