Câmara dos Deputados será palco de debate pelo fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural

Publicado em 01/12/2020 15:51

O deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), presidente da Frente Parlamentar de Extensão Rural e membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), realizará na Câmara dos Deputados, no próximo dia 2 de dezembro, às 15h, importante debate em defesa da valorização da Extensão Rural brasileira, que celebra no próximo dia 6 de dezembro, 72 anos.

O objetivo do também extensionista rural, deputado Zé Silva, é apresentar ações para fortalecer a ATER na Câmara e no Governo Federal.

O debate será promovido de modo virtual, atendendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), em virtude da pandemia da Covid-19 e contará com a participação de representantes de todas as regiões do Brasil.

O evento é um desdobramento do ato de assinatura do “O Pacto pelo Fortalecimento da ATER”, apresentado pelo deputado Zé Silva na Câmara dos Deputado, em 2019, com o apoio das entidades de extensão rural (estaduais), entidades representativas da agricultura familiar, Ministério da Agricultura e a Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural.

“Durante todos esses anos, os serviços de ATER enfrentaram desafios de forma continuada, experimentando, inclusive, sua extinção nos anos 90, a retomada e o desenvolvimento caminham com um orçamento ora em crescimento, ora em declínio, contudo a demanda pelos serviços de assistência técnica e extensão rural estão em constante aumento e a produção rural continua sendo a alavanca da economia no Brasil, em meio à crise”, explica Zé Silva.

Como presidente da Frente de Ater, Zé Silva apresentou projetos de lei em parceria com a entidade de Ater, Asbraer, Academia Brasileira de Extensão Rural (Aber) e a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (FASER), para o fortalecimento do serviço de Ater, tão essencial, para o desenvolvimento da agricultura do país.

Os projetos possuem entre outras medidas previsão de fontes de financiamento para o Serviço de Extensão Rural em todo Brasil.

Acesse os projetos:

Projeto 4369/2020 - destina para assistência rural parte dos royalties do petróleo no regime de partilha
Projeto 4370/2020 - destina parcela da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) à Anater
Projeto 4371/2020 - institui a Política Nacional de Ater para a PNATER e PRONATER

Na avaliação de Zé Silva, o serviço de Ater no Brasil vive um momento de sucateamento. "Precisamos consolidar o serviço de Ater, como essencial. É notória, a ausência de políticas públicas nas regiões mais pobres, além do envelhecimento do quadro de profissionais, piso salarial, sobrecarga dos municípios, falta de equipamentos e tecnologias essenciais como internet banda larga, veículos para visitas técnicas, entre outros, portanto o debate é indispensável", esclarece.

O deputado Zé Silva, apresentou ao ministro da Economia, Paulo Guedes e a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, proposta de valorização do Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural com investimento no valor de R$700 milhões. A proposta prevê R$ 500 milhões para o Serviço de Ater, operacionalizados pela Anater. O recurso é fundamental para o fortalecimento do serviço de extensão rural e valorização da agricultura familiar.

"Seguirei na luta pela valorização do serviço de extensão rural que é a única ligação entre o estado e o homem do campo que vivem nos grotões de nossa Minas Gerais e de todo Brasil", afirma Zé Silva.

Participarão do evento: Dep. Heitor Shuch; a ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o representante da Academia Brasileira de Extensão Rural – ABER, Hur Ben; o presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural- Anater, Ademar Silva Júnior; o presidente da Asbraer, Nivaldo Magalhães; a coordenadora da Faser, Lucia Morais Kinceler; o presidente da Contag, Aristides Veras; o presidente da OCB, Márcio Lopes; o presidente da CNA, João Martins; e o Coordenador Geral CONTRAF, Marcos Rochinski

Fonte: FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego