Ações europeias têm alta com esperanças de vacinas; com negociações do Brexit seguem no radar

Publicado em 01/12/2020 14:49

As ações europeias apresentaram um início de mês positivo nesta terça-feira, após ganhos recordes em novembro, com o otimismo em torno de uma vacina contra o coronavírus fortalecendo a visão de recuperação econômica.

As esperanças de que a pandemia pode terminar em breve vieram da Pfizer e da sua parceira farmacêutica BioNTech, que buscam a aprovação emergencial do regulador europeu para sua candidata a vacina contra a Covid-19, enquanto a Moderna que anunciou que iria solicitar ao regulador a recomendação para aprovação condicional de seu imunizante.

Após uma sessão de quedas, na qual os investidores realizaram alguns lucros, o índice pan-europeu STOXX 600 retornou ao patamar positivo nesta terça, com alta de 0,65%. O índice encerrou novembro com ganhos de quase 14%.

Os ganhos foram generalizados com a liderança do segmento de materiais básicos, já que dados robustos da atividade fabril na China impulsionaram os preços do cobre e do minério de ferro. Setores defensivos, como os de saúde e serviços públicos, ficaram para trás.

Depois de registrar seu melhor mês em mais de três décadas, o índice de Londres viveu um rali de 1,9%, marcando seu melhor dia em três semanas, impulsionado por dados que mostram uma melhora na confiança e no crescimento mais rápido da atividade fabril no Reino Unido em três anos.

Já na frente do Brexit, um ministro britânico disse nesta terça-feira que ainda havia uma chance de uma saída turbulenta da União Europeia sem um acordo comercial, já que as negociações quanto a pesca, regras de governança e resolução de disputas haviam estagnado.

. Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 1,89%, a 6.384 pontos.

. Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,69%, a 13.382 pontos.

. Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,14%, a 5.581 pontos.

. Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,18%, a 22.099 pontos.

. Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,79%, a 8.140 pontos.

. Em LISBOA, o índice PSI20 teve recuo de 0,37%, aos 4.587 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego