Famato participa de reunião para discutir áreas de uso restrito do Guaporé

Publicado em 01/12/2020 11:51

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou na última sexta-feira (27/11) de uma reunião em Pontes e Lacerda sobre áreas de uso restrito do Guaporé.  A reunião aconteceu na Câmara Municipal da cidade teve a participação do corpo técnico do Sistema Famato, presidentes de sindicatos rurais, produtores, lideranças do agronegócio, políticos, profissionais de áreas técnicas e comunidade em geral.

A preocupação do setor produtivo rural é a ausência de regulamentação para utilização dessas áreas no estado. O setor entende que a ausência de legislação específica vai inviabilizar as atividades já consolidadas, causando um retrocesso no processo de desenvolvimento econômico e social no Vale do Guaporé.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) deve desenvolver um estudo que irá subsidiar os poderes do Executivo e Legislativo na elaboração de uma legislação específica sobre a utilização de áreas úmidas em Mato Grosso. De acordo com o Código Florestal Brasileiro, cabe aos estados fazerem a regulamentação de uso restrito.

A gestora do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi, fez um retrospecto do problema e apontou algumas diretrizes que podem auxiliar na construção de um plano de ação, assim como descreveu a atuação da Famato no caso. Lucélia ainda descreveu algumas das implicações caso essas áreas sejam regulamentadas erroneamente.    

Participaram das discussões os presidentes de sindicatos rurais Michel Leinat (Pontes e Lacerda) e José Teixeira (Vila Bela da Santíssima Trindade), o prefeito municipal de Pontes e Lacerda, Alcino Barcelos,  os deputados estaduais Valmir Moretto e Dr. Gimenez, o prefeito eleito de Vila Bela da Santíssima Trindade, Dr. André, representantes da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), do Fórum Agro e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, a presidente da Associação Campos do Guaporé, Therezinha Helena, além de vereadores, produtores rurais e técnicos.

Fonte: Famato

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego