Economia do Chile está mais perto do crescimento após meses de contração

Publicado em 01/12/2020 11:21

A atividade econômica do Chile caiu 1,2% em outubro em relação ao ano anterior, disse o banco central do país nesta terça-feira, com a economia chilena se aproximando do crescimento após meses de contração causada pela pandemia de coronavírus.

O índice de atividade econômica Imacec do banco abrange cerca de 90% da economia, computada em dados do Produto Interno Bruto. Os números de outubro foram a melhor leitura para a economia desde fevereiro, quando cresceu 3,3%, mostraram as estatísticas.

Mas a atividade econômica no Chile continuou prejudicada pela pandemia de coronavírus, disse o banco, embora os casos de Covid-19 tenham caído com o início da primavera no hemisfério sul.

O banco disse que uma queda na produção de bens e serviços causou em grande parte a contração, mas acrescentou que o impacto foi atenuado pelos ganhos no comércio, já que as quarentenas foram suspensas em grande parte do país.

A atividade mineradora do Chile também saltou 1,6% em outubro, disse o banco, um ponto positivo persistente durante a pandemia.

A maioria das minas de cobre do Chile manteve a produção mesmo no auge do surto de Covid no país, em maio e junho, uma salvação para a economia dependente das exportações de metais.

 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego