Recuperação da indústria da zona do euro perde força em novembro, aponta PMI

Publicado em 01/12/2020 08:21

O crescimento da indústria da zona do euro desacelerou em novembro uma vez que as renovadas medidas de lockdown devido ao coronavírus afetaram a demanda, segundo pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O PMI final da indústria do IHS Markit para a zona do euro caiu a 53,8 em novembro de 54,8 em outubro, acima da preliminar de 53,6. Leitura acima de 50 indica crescimento.

O subíndice de produção caiu a 55,3 de 58,4.

"Embora a taxa de expansão tenha diminuído ante um máximo de 32 meses de outubro em meio a novas medidas de bloqueio, uma expansão sustentada deve ajudar a aliviar o impacto econômico das restrições pela Covid-19, que atingiram com força o setor de serviços" , disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

"A pesquisa portanto amplia como evidências de que a região vai evitar no último trimestre do ano uma escala similar de contração registrada no segundo trimestre."

O PMI mostrou que a demanda diminuiu e as fábricas cortaram empregos de novo no mês passado, mas o otimismo melhorou em meio a avanços no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19. O subíndice de produção futura subiu a 64,8 de 62,7, nível mais alto desde março de 2018.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego