Tempo está se esgotando para acordo comercial do Brexit, dizem Reino Unido e UE

Publicado em 30/11/2020 09:26

O Reino Unido e a União Europeia alertaram nesta segunda-feira que o tempo está acabando para um acordo comercial do Brexit, e os negociadores em disputa sobre auxílio estatal, fiscalização e pesca à medida que tentam evitar uma saída tumultuada dentro de um mês.

O Reino Unido finalmente deixará a órbita da UE em 31 de dezembro, quando termina um período de transição de adesão informal, embora ambos os lados estejam correndo para fechar um acordo que abrange quase 1 trilhão de dólares em comércio.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que luta contra o pior número de mortos oficiais pela Covid-19 da Europa, disse que um acordo seria preferível, mas que o Reino Unido prosperaria sem um acordo quando ficasse sozinho após 48 anos de filiação ao bloco.

"Agora realmente estamos ficando sem tempo. Esta é a semana crucial -- precisamos conseguir um avanço", disse o secretário britânico do Meio Ambiente, George Eustice, à Sky, acrescentando que, se um bom progresso for feito esta semana, as negociações poderiam ser prorrogadas.

A UE transmitiu uma mensagem parecida.

"Estamos ficando sem tempo aqui", disse o ministro das Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney. "A verdade do Brexit agora está sendo exposta em termos de seus desafios."

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego