CPRs eletrônicas movimentam R$ 3,2 bilhões na pandemia

Publicado em 26/11/2020 09:06 e atualizado em 26/11/2021 14:33
Lançada em março, plataforma para emissão de títulos agrícolas eletrônicos já chegou a 13 estados

Após sete meses de operação, a plataforma Ativus, da agtech Bart Digital (www.bartdigital.com.br), chegou a 13 estados e já movimentou R$ 3,2 bilhões, correspondentes à formalização eletrônica de garantias para as culturas de soja, milho, algodão e café, da safra 2020/2021. Com a pandemia, a necessidade de modernizar processos até então analógicos foi um dos grandes obstáculos do mercado agro. E para contribuir com a continuidade das operações de financiamento ao produtor rural e garantir que os insumos chegassem ao campo, a Bart Digital antecipou o lançamento da Ativus, uma ferramenta tecnológica construída para viabilizar a emissão e registros de recebíveis completamente eletrônicos.

“Alguns cartórios deixaram de realizar atendimentos presenciais e o registro eletrônico foi a única alternativa para a formalização das garantias agrícolas. Além disso, com o distanciamento social, o produtor rural passou a ficar mais na fazenda, limitando seu deslocamento para coleta de assinaturas em punho e registros em balcão de cartórios”, explica Mariana Bonora, CEO da Bart Digital.

A agtech já havia identificado a necessidade de informatização dos processos do agronegócio. Inclusive, esse foi um dos pontos debatidos durante a aprovação da Lei do Agro. “A pandemia chegou quando as empresas ainda estavam pensando em soluções digitais. Nós optamos por antecipar o lançamento da Ativus, de julho para março, porque entendemos que, assim como outros setores da sociedade, era urgente a adequação do mercado agro ao digital”, completa Mariana.

Ainda em linha com a nova legislação, a agtech também oferece aos seus clientes a possibilidade de realizar o registro centralizado de suas cédulas. “O desafio agora é disponibilizar uma interface simples e amigável para que todos os elos da cadeia agrícola possam adequar seus recebíveis à nova regulamentação”, conclui a especialista. Na prática, qualquer pessoa ou entidade interessada pode usufruir do sistema Ativus que, atualmente, já possui usuários de perfis diversificados, como indústrias, revendas, cooperativas, instituições financeiras e securitizadoras.

Fonte: Assessoria de Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com tarifas em mãos, Fed agora precisa pesar riscos de inflação contra golpe no crescimento Com tarifas em mãos, Fed agora precisa pesar riscos de inflação contra golpe no crescimento
Ibovespa reduz fôlego após superar 132 mil pontos com tarifas sob holofote Ibovespa reduz fôlego após superar 132 mil pontos com tarifas sob holofote
OMC diz que tarifas podem causar contração de 1% nos volumes globais de comércio de mercadorias
Após tarifas de Trump, ativos brasileiros registram desempenho melhor que seus pares
Wall Street afunda com temores de recessão após tarifas de Trump
Fitch rebaixa rating da China devido a riscos da dívida em meio a tensões comerciais