Reino Unido diz que acordo comercial do Brexit pode ser alcançado, mas não a qualquer custo

Publicado em 26/11/2020 08:30

O Reino Unido e a União Europeia podem fechar um acordo comercial do Brexit e o formato de um já está claro, mas Londres não vai assinar um pacto a qualquer custo, disse o ministro das Finanças britânica nesta quinta-feira.

Com apenas cinco semanas até o Reino Unido finalmente sair da órbita da UE, ambos os lados estão tentando chegar a um acordo comercial que evitaria um tumultuado final para uma crise do Brexit, de cinco anos.

"Com uma atitude construtiva e boa vontade de todos os lados, podemos chegar lá", disse o ministro das Finanças, Rishi Sunak, à Sky. "Está claro o formato do acordo."

Sunak também disse à rádio LBC que, embora fosse preferível fechar um acordo, "absolutamente não deveríamos nos esforçar por um acordo a qualquer custo, essa não é a coisa certa a fazer".

Um chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse na quarta-feira que a UE estava pronta para a possibilidade de uma saída do Reino Unido sem um novo acordo comercial, apesar do "progresso genuíno" nas tortuosas preparadas do Brexit.

Uma autoridade envolvida nas lucros disse que um acordo é possível, mas provavelmente não antes do fim de semana. Um diplomata da UE disse que é mais provável que aconteça na próxima semana.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego