Ibovespa cede com realização de lucros após bater 110 mil pontos

Publicado em 25/11/2020 12:00

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa mostrava um declínio discreto nesta quarta-feira, após renovar máximas desde fevereiro, acima de 110 mil pontos, reflexo de realização de lucros principalmente em bancos e alguma cautela antes de feriado nos Estados Unidos.

Às 11:50, o Ibovespa caía 0,31%, a 109.446,8 pontos. Na máxima, chegou a 110.008,67 pontos. O volume financeiro era de 8 bilhões de reais.

Uma bateria de dados econômicos dos EUA também ocupavam as atenções, entre eles um aumento não esperado nos pedidos semanais de auxílio-desemprego, enquanto a pauta da tarde reserva a ata da última reunião do Federal Reserve.

Em Wall Street, o S&P 500 cedia 0,28%. Na quinta-feira, as bolsas em Nova York estarão fechadas em razão do Dia de Ação de Graças.

A equipe do BTG Pactual observou que, apesar de incertezas atreladas ao ambiente político no Brasil, o movimento de euforia global na busca por ativos mais sensíveis ao ciclo econômico promoveu uma forte recuperação do Ibovespa.

"Estamos em um momento onde o apetite a risco tem sido muito grande por não haver outra opção de rendimento atrativo", disse em nota a clientes, acrescentando que segue analisando apenas boas oportunidades com boa estratégia de crescimento para 2021.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN e BRADESCO PN cediam 1,3% e 1,25%, respectivamente, em meio a ajustes, após forte recuperação em novembro, com o acumulado no mês ainda mostrando elevação ao redor de 25% cada

- PETROBRAS PN recuava 1,26%, também corrigindo valorização expressiva recente, apesar do sinal positivo nos preços do petróleo. No mês, os papéis avançam quase 37%.

- CVC BRASIL ON avançava 5,02%, tendo de pano de fundo que a agência de risco S&P elevou o rating em escala nacional da companhia para 'B', com perspectiva em desenvolvimento, ante nota 'CCC-' e perspectiva negativa.

- EQUATORIAL ON valorizava-se 3,72%, após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovar Revisão Tarifária Extraordinária da Equatorial Piauí, com efeito médio a ser percebido pelo consumidor de 3,48%.

- VALE ON cedia 0,15%, em dia misto no setor de mineração e siderurgia após valorizações recentes. GERDAU PN perdia 0,71%, mas USIMINAS PNA subia 0,72% e CSN ON tinha variação positiva de 0,04%.

- EMBRAER ON recuava 1,78%, também sofrendo com realização de lucros após forte elevação em novembro, sendo que apenas nos últimos dois dias subiu 6,5%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego