PF cumpre mais de 200 mandados e apreende R$400 milhões em bens em operação contra narcotráfico

Publicado em 23/11/2020 10:12

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira mais uma operação contra tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro com 215 mandados judiciais e a apreensão de 400 milhões de reais em bens de pessoas ligadas ao narcotráfico.

Em nota, a PF informou que estão sendo cumpridos 149 mandados de busca e apreensão e 66 de prisão em cidades de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia e Pernambuco.

Ainda segundo a Receita Federal, que participa da ação, mandados também estão sendo cumpridos na Espanha, Colômbia, Portugal e Emirados Árabes Unidos.

Além disso, foram expedidas ainda as chamadas difusões vermelhas para a prisão de oito investigados que estão no exterior, além da apreensão de bens.

Entre as apreensões até agora estão armas, dinheiro e drogas, mas a Justiça Federal concedeu a PF e a Receita o direito de apreender imóveis, aeronaves e veículos de luxo pertencentes aos criminosos.

De acordo com a PF, a investigação durou mais de dois anos e levou à maior apreensão de drogas da história, com 50 toneladas de cocaína sendo apreendidas em portos do Brasil, da Europa e da África ao longo da investigação.

A partir de uma apreensão feita em setembro de 2017, quando 776 quilos de cocaína com destino a Antuérpia, na Bélgica, foram apreendidos no porto de Paranaguá (PR), iniciou-se a investigação que culminou na operação desta segunda-feira.

A investigação apurou a existência de um esquema milionário em que eram usados laranjas e empresas de fachada com ativos milionários no Brasil e no exterior para dar aparência lícita ao dinheiro vindo do tráfico, a maior parte exportado do Brasil para a Europa pelos portos de Santos e Paranaguá.

Participam da ação 670 policiais federais e 30 servidores da Receita Federal.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila em margens estreitas e fecha perto da estabilidade no Brasil
Trump vai propor dedução dos juros sobre financiamento de veículos
Presidente do Fed de Atlanta se diz "confortável" em manter juros inalterados em novembro
Ações recuam na Europa após dados de inflação dos EUA e com orçamento francês em foco
Fed deve cortar juros gradualmente para 3,5% até meados de 2025, segundo operadores
Wall Street cai após dados sobre inflação e pedidos de auxílio-desemprego