Nicolás Maduro, da Venezuela, parabeniza Biden e Kamala por eleição

Publicado em 08/11/2020 04:42

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também entrou na lista de autoridades que parabenizaram os democratas Joe Biden e Kamala Harris pela vitória na eleição presidencial dos EUA.

"Felicito o povo estadunidense pela eleição presidencial. Também parabenizo o presidente eleito Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris por sua vitória", escreveu, em sua conta no Twitter.

Em outra publicação, Maduro afirmou que seu país está aberto para diálogo. "A Venezuela, Pátria do Libertador Simón Bolívar, estará sempre pronta para o diálogo e o entendimento com o povo e o governo dos Estados Unidos", disse.

Marina: vitória de Biden é sopro de esperança para fim da crise civilizatória

 

A ex-ministra do Meio Ambiente, ex-senadora pelo Acre Marina Silva (Rede) usou suas redes sociais para comentar o resultado da eleição presidencial dos Estados Unidos, que deu vitória ao democrata Joseph Robinette Biden Jr.. Na visão de Marina, "a vitória de Joe Biden e de Kamala Harris, nos EUA, sem dúvida, é um sopro de esperança para aqueles que acreditam que a crise civilizatória pode ser superada".

Marina destacou ainda que o resultado aumenta a responsabilidade de todos os que defendem a democracia e seus valores como essenciais para a construção de caminhos para um mundo menos desigual, que valorize a diversidade e que se comprometa com o combate à emergência climática.

O resultado do pleito, segundo Marina, seria um "não" sem precedentes "aos ímpetos autoritários" do republicano Donald Trump e de todos que se aliaram a ele. "Que essa experiência seja um convite aos brasileiros para refletirem profundamente sobre os rumos que desejam dar ao seu destino e ao de seus filhos e netos", acrescentou.

Doria sobre Biden: defensor da democracia e das relações multilaterais

 

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, comemorou a vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial americana. Em sua conta no Twitter, Doria disse que estava feliz com a vitória do "candidato eleito presidente dos Estados Unidos" Joe Biden.

"Ele é um defensor da democracia e das relações multilaterais. Bom para os EUA, bom para o Brasil", escreveu o governador.

Maia reconhece vitória de Biden: 'restauração dos valores da democracia liberal'

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi a primeira autoridade brasileira a reconhecer a vitória de Joe Biden na eleição presidencial dos Estados Unidos e utilizou o twitter para parabenizar o político democrata.

"A vitória de Joe Biden restaura os valores da democracia verdadeiramente liberal, que preza pelos direitos humanos, individuais e das minorias. Parabenizo o presidente eleito e, em nome da Câmara dos Deputados, reforço os laços de amizade e cooperação entre as duas nações", publicou Maia há pouco, na rede social.

O democrata Joe Biden venceu a corrida presidencial na Pensilvânia e conquistou a Casa Branca, segundo projeções da CNN Com 95% dos votos estimados no estado apurados, Biden tem 49,6% e Donald Trump, 49,1%. O estado garante 20 delegados ao democrata, que assim soma 273 votos no correio eleitoral. Para se chegar à presidência dos EUA, são necessários 270 votos.

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street abre em baixa após dados de inflação mais altos do que o esperado
Dólar fica vólatil após dados dos EUA enviarem sinais mistos sobre estado da economia
Comércio global pode aumentar 3% em 2025 se conflitos no Oriente Médio forem contidos, diz OMC
Ibovespa abre sem viés claro com inflação nos EUA no radar
Os efeitos da flexibilização monetária dos EUA sobre as commodities
Inflação na Argentina desacelera, mas trabalhadores seguem com dificuldades para pagar contas