Bolsonaro diz que buscará aprovar lei de regularização fundiária em 2021

Publicado em 07/11/2020 07:31

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que pretende aprovar no próximo ano uma nova legislação sobre a regularização fundiária no país de forma a dar uma resposta às críticas recebidas pelo governo de que não estaria agindo de forma satisfatória no combate às queimadas e ao desmatamento.

"Pretendemos o ano que vem conseguir o que não conseguimos este ano quando se fala em meio ambiente conseguir para todos aqui a regularização fundiária do nosso país de modo que podemos aqui bem levar a termo e dar uma satisfação às questões daquilo que nos acusam, que é desmatamento e incêndio, que em grande parte é apenas potencializado porque está em jogo sim uma guerra comercial em todo o mundo", disse Bolsonaro em discurso no Paraná.

Apesar de ser defendida por apoiadores do projeto como uma das soluções para o combate ao desmatamento, uma vez que identifica ocupantes de áreas na Amazônia, a regularização fundiária é criticada por ambientalistas, que apelidaram o projeto de "MP da grilagem" por, segundo eles, legalizar terras ocupadas ilegalmente e incentivar desmatamentos de terras públicas.

Em cerimônia de Inauguração da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Bedim em Renascença, no Paraná, Bolsonaro também afirmou que o governo vai concluir em breve um estudo a fim de acelerar liberações ambientais de empreendimentos de forma que o Brasil possa dar um salto na questão da geração de energia.

Sem mostrar evidências que sustentem, o presidente repetiu que o Brasil é o país que mais preserva o meio ambiente. "Ninguém no mundo --eu desconheço-- tem fontes de energia limpa como nós temos. Pega os países mais críticos a nós, que participam da União Europeia, as suas críticas são completamente infundadas, em especial quando falam da nossa região amazônica", disse.

Na solenidade no Paraná, o presidente e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, exaltaram a parceria com o governo do Paraná nas questões energéticas. Nenhum dos dois, contudo, falou sobre a situação do Amapá, Estado da região Norte que há quatro dias passa por um apagão de energético que deixou a maior parte da população se energia elétrica.

  • Date: 06/11/2020 18:55
Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa opera perto da estabilidade com inflação nos EUA no radar
Wall Street abre em baixa após dados de inflação mais altos do que o esperado
Dólar fica vólatil após dados dos EUA enviarem sinais mistos sobre estado da economia
Comércio global pode aumentar 3% em 2025 se conflitos no Oriente Médio forem contidos, diz OMC
Ibovespa abre sem viés claro com inflação nos EUA no radar
Os efeitos da flexibilização monetária dos EUA sobre as commodities