EUA: Trump participa de primeiro evento público após ter diagnóstico de Covid-19

Publicado em 12/10/2020 10:50


O presidente dos EUA, Donald Trump, participou na tarde deste sábado de um evento público, o primeiro desde que testou positivo para Covid-19. Ele discursou de uma sacada da residência oficial da presidência norte-americana, para apoiadores reunidos no gramado da Casa Branca, em um "protesto pacífico pela lei e pela ordem", conforme descrito na agenda oficial do presidente.

Em seu discurso, Trump afirmou aos manifestantes que estava "se sentindo ótimo". Ele também disse que uma vacina contra o coronavírus estaria pronta "muito, muito em breve".

No evento, parcialmente organizado por uma fundação chamada "Blexit", que visa estimular que eleitores negros e latinos apoiem o Partido Republicano, o presidente dos EUA disse que fez mais pela comunidade negra do que qualquer presidente desde Abraham Lincoln. E também aproveitou para criticar seu oponente na disputa presidencial, Joe Biden, descrevendo o programa de governo Democrata como "mais que socialista, comunista".

Faz menos de 10 dias que Trump anunciou que tinha testado positivo para o novo coronavírus e chegou a ficar internado por três dias para tratar a infecção. Nesta sexta-feira (9), Trump afirmou que foi testado novamente para covid-19 e estava aguardando o resultado. Ele disse estar totalmente recuperado e que não tomava mais qualquer remédio contra a doença. "Eu me sinto com a saúde perfeita", garantiu, informando ainda que não estava tão bem de saúde antes de contrair a doença.

Os médicos de Trump o liberaram para realizar eventos públicos, 24 dias antes de ele enfrentar o rival democrata Joe Biden nas urnas, em eleição marcada para 3 de novembro. Trump planeja participar de um "grande comício" na Flórida nesta segunda-feira.

*com agências internacionais

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha no menor patamar em 2 meses pressionado por DIs
Ações sobem após ata do Fed, com dados de inflação e balanços em foco
Biden e Netanyahu conversam, e Israel promete retaliação letal contra o Irã
Dólar sobe quase 1% e se reaproxima dos R$5,60 sob influência do exterior
Taxas futuras de juros disparam mais de 20 pontos-base em dia de alta dos yields nos EUA e IPCA no Brasil
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$4,148 bi em setembro, diz BC