Ministros da zona do euro devem prometer apoio fiscal duradouro à economia

Publicado em 08/09/2020 13:32

Os ministros das Finanças da zona do euro devem prometer apoio fiscal duradouro às suas economias na sexta-feira para reanimá-las depois do golpe da pandemia de Covid-19, disse uma autoridade sênior da União Europeia nesta terça-feira.

Ministros dos 19 países que compartilham o euro se reunirão pessoalmente na sexta-feira em Berlim pela primeira vez desde fevereiro, em conversas informais sobre a resposta fiscal à pandemia que tem devastado a economia europeia desde março.

"Há um amplo consenso de que agora não é o momento de retirar o estímulo fiscal", disse a autoridade, que participava dos preparativos para a reunião.

"A discussão será mais sobre como mantê-lo, de que forma e como passar de medidas emergenciais ou de liquidez de curto prazo para atividades de investimento de longo prazo", disse.

Embora os ministros não devam prometer nenhum dinheiro adicional depois das vastas quantias já garantidas para manter a economia, eles provavelmente deixarão claro que os governos não têm intenção de qualquer aperto fiscal em breve e que manterão o pé no acelerador enquanto necessário.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Senado aprova indicação de Galípolo à presidência do Banco Central
Dólar volta a superar R$5,50 com influência de China, Oriente Médio e EUA
Ibovespa fecha em queda pressionado por commodities, mas Localiza e WEG atenuam perda
Juros futuros caem com aprovação do mercado a falas de Galípolo no Senado
FPA define prioridades para 2024 em reunião após eleições
Venda de cimento em setembro sobe 10,4% sobre um ano antes e setor eleva projeção para o ano