BCE pode esperar por dados à medida que economia cresce de acordo com projeções, diz autoridade

Publicado em 26/08/2020 09:08

A economia da zona do euro está crescendo de acordo com as projeções do Banco Central Europeu de junho, então as autoridades têm tempo para esperar por dados mais concretos, disse Peter Kazimir, membro do Conselho da instituição monetária, nesta quarta-feira.

A economia da zona do euro parecia inicialmente estar se recuperando mais rápido do que o esperado da recessão induzida pela pandemia, mas dados mais recentes, incluindo uma leitura fraca de PMI, sugeriram que a recuperação está se achatando e que o bloco pode ficar aquém das previsões no terceiro trimestre.

"Parece-me que estamos alinhados com o cenário básico", disse Kazimir, presidente do banco central da Eslováquia, à Reuters. "Temos espaço para esperar por dados concretos, que são confiáveis."

O BCE projetou um crescimento trimestral do PIB de 8,3% para o terceiro trimestre, e deve atualizar esse valor na reunião de política monetária de 10 de setembro.

Usando um poder de fogo sem precedentes para combater a recessão, o BCE está comprando quantias recordes de dívida para manter baixos os custos dos empréstimos, inclusive por meio de um Programa de Compra de Emergência Pandêmica no valor de 1,35 trilhão de euros.

Embora o BCE tenha afirmado que o total desse valor provavelmente será gasto na compra de títulos, alguns argumentam que não há obrigação de usar todo o dinheiro.

"Eu disse no passado que, se tivermos uma resposta apropriada do lado fiscal, é claro que não somos obrigados a usar o pacote", disse Kazimir a repórteres.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar à vista fecha em alta de 0,85%, a R$5,5334 na venda
Ibovespa fecha em queda pressionado por commodities, mas Localiza e WEG atenuam perda
Juros futuros caem com aprovação do mercado a falas de Galípolo no Senado
FPA define prioridades para 2024 em reunião após eleições
Venda de cimento em setembro sobe 10,4% sobre um ano antes e setor eleva projeção para o ano
Galípolo é aprovado em comissão do Senado para presidência do BC