Governo do Paraná assinará parceria com a Rússia para vacina contra Covid-19, diz diretor de instituto

Publicado em 11/08/2020 10:59

SÃO PAULO (Reuters) - O governo do Estado do Paraná assinará um acordo com a Rússia para uma parceria em uma vacina contra a Covid-19, disse nesta terça-feira o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná, Jorge Callado, em entrevista à GloboNews.

Mais cedo, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou que o país foi o primeiro a dar aprovação regulatória para uma vacina contra a doença provocada pelo novo coronavírus, que será comercializada internacionalmente com o nome de Sputnik 5, em referência ao primeiro satélite lançado ao espaço na história, pela então União Soviética em 1957.

Procurada, a Secretaria de Comunicação do governo do Estado do Paraná disse que o governador Ratinho Júnior (PSD) tem prevista uma reunião na quarta-feira com o embaixador russo no Brasil, mas não confirmou que será assinado um acordo de parceria para a vacina.

O chefe do fundo soberano da Rússia, Kirill Dmitriev, disse que a vacina deveria ser produzida no Brasil após aprovação regulatória.

A vacina foi aprovada após menos de dois meses do início dos testes em humanos, o que levou cientistas internacionais a questionarem se a Rússia não está colocando o prestígio nacional à frente de uma ciência sólida e segura.

(Por Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Galípolo diz que sempre ouviu de Lula a garantia de liberdade na tomada de decisões no BC
China mira conhaque da UE em resposta a tarifas sobre veículos elétricos
Ibovespa recua com declínio de commodities; Azul dispara
Wall Street sobe com foco voltado para dados de inflação e balanços
Gasolina poderá conter 30% de etanol em 2025, diz relator do PL Combustível do Futuro
Brasil e Turquia são principais compradores de diesel russo após embargo da UE