Economia da Alemanha registra contração recorde de 10,1% no 2º trimestre

Publicado em 30/07/2020 08:07

A economia da Alemanha contraiu 10,1% no segundo trimestre, recuo mais acentuado já registrado, uma vez que os gastos das famílias, os investimentos financeiros e as exportações despencaram durante uma pandemia de Covid-19, os dados preliminares nesta quinta-feira.

A agência de estatísticas informou que houve mais de 1070 pontos e pior que contração de 9% esperada por economistas em pesquisas da Reuters. Ela encerrou quase 10 anos de crescimento econômico.

"Agora é oficial, é uma recessão do século", disse o economista do DekaBank Andreas Scheuerle.

"O que até agora não foi possível obter com as quebras de mercados acionários ou os preços do petróleo atingiram por uma minúscula criatura chamada Corona".

Na comparação anual, o Produto Interno Bruto da maior economia da Europa recupera 11,7% entre abril e junho, de acordo com dados ajustados sazonalmente pela Agência Federal de Estatísticas. Analistas esperavam contração de 11,3% nessa base.

Tanto quanto as despesas quanto as importações de bens e serviços caíram no segundo trimestre de 2020, assim como os gastos das famílias e o investimento em equipamentos. Mas os gastos estatais aumentaram.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índices de Wall Street caem com juros e Oriente Médio em foco
Ibovespa tem alta marginal sustentada por commodities
Taxas de juros futuros até 2029 têm leves altas em meio a avanço dos yields no exterior
Ações europeias fecham em alta modesta e dinamarquesa Orsted salta 6%
Venda de veículos pode superar previsões em 2024, diz Anfavea
Dólar sobe com alta nos rendimentos dos Treasuries contendo apetite por risco