Ibovespa fecha com realização de lucros puxada por bancos; Itaú cai quase 5%

Publicado em 07/07/2020 18:26

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - Após começar a semana recuperando níveis do começo de março, o Ibovespa fechou em queda nesta terça-feira, em meio a ajustes, com bancos entre as maiores pressões de baixa e tendo de pano de fundo correção negativa também em Wall Street.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 1,19%, a 97.761,04 pontos. O volume financeiro no pregão somou 25,4 bilhões de reais.

Na véspera, o Ibovespa fechou em alta de mais de 2% e no maior patamar em quatro meses, em meio a perspectivas positivas de recuperação econômica pós-Covid-19 e com intenso noticiário corporativo no país.

"Esse ânimo desenfreado criou as condições para que hoje houvesse essa realização de lucros", afirmou o analista Ilan Albertman, da Ativa Investimentos.

A queda das ações no Brasil acompanhou o viés nas bolsas norte-americanas, onde o S&P 500 fechou em baixa de 1%, após cinco pregões de alta, maior série de ganhos neste ano, e novo aumento nos casos de coronavírus nos EUA.

No Brasil, o anúncio de que o presidente Jair Bolsonaro está com Covid-19 também ocupou as atenções, embora, na bolsa, profissionais do segmento de renda variável tenham observado um impacto limitado.

A notícia, segundo um gestor ouvido pela Reuters, traz alguma incerteza e qualquer efeito relevante no mercado dependerá da evolução do quadro de saúde do presidente.

"No caso de uma piora significativa da saúde (de Bolsonaro), bagunça o cenário no curto prazo, mas se o quadro for tranquilo, não muda muito", afirmou.

DESTAQUES

- ITAÚ UNIBANCO PN caiu 4,9% e BRADESCO PN perdeu 4,15%, após valorização expressiva na véspera, em meio a novos ruídos envolvendo projeto que estabelece teto para os juros de cartões de crédito e cheque especial. Apesar de temporário, analistas do Credit Suisse destacaram que a definição de um teto é potencialmente negativa para os lucros dos bancos em 2021. BANCO DO BRASIL ON perdeu 4,01% e SANTANDER BRASIL UNIT recuou 4,36%. BTG PACTUAL UNIT destoou e fechou em alta de 2,03%.

- CVC BRASIL ON cedeu 6,93%, maior queda do Ibovespa, após liderar as altas na véspera, quando fechou com elevação de 10,55%. Antes da abertura, a operadora de turismo comunicou que está em tratativas internas finais quanto aos termos e condições definitivos de uma operação de capitalização, bem como apresentou atualizações sobre processo relacionado a erros contábeis e efeitos da pandemia de Covid-19.

- LOJAS AMERICANAS PN e B2W ON recuaram 2,61% e 0,97%, respectivamente, também após forte valorização na véspera, depois que a Lojas Americanas anunciou oferta de ações de até 7 bilhões de reais que inclui B2W como um dos destinos dos recursos captados na operação. A Lojas Americanas disse que avalia capitalizar a B2W em 3 bilhões de reais.

- PETROBRAS PN e PETROBRAS ON caíram 1,24% e 1,68%, respectivamente, com o petróleo fechando em baixa no exterior. A companhia anunciou nesta terça-feira aumento médio de 5% para a gasolina vendida em suas refinarias a partir de quarta-feira, enquanto manteve a cotação do diesel, em momento de firmeza nos preços internacionais do petróleo e de uma melhora no mercado de combustíveis no país.

- VALE ON fechou com variação negativa de 0,35%, apesar da alta dos preços futuros do minério de ferro na China, com o surgimento de dúvidas em relação a um esperado aumento dos embarques do Brasil. No setor de mineração e siderurgia, porém, USIMINAS PNA caiu 2,1%, GERDAU PN perdeu 2,35% e CSN ON recuou 2,32%.

- MARFRIG ON terminou com elevação de 7,92%, em sessão positiva para o setor de proteínas na bolsa. JBS ON avançou 2,82% e MINERVA ON valorizou-se 2,85%.

- B3 ON subiu 1,15%. O BTG Pactual elevou o preço-alvo da ação a 65 reais (de 58 reais antes), bem como previsão de lucro para o ano e reiterou recomendação de compra, citando dados preliminares de junho, com volumes muito fortes e acelerando versus maio.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Venda de veículos pode superar previsões em 2024, diz Anfavea
Dólar sobe com alta nos rendimentos dos Treasuries contendo apetite por risco
Ibovespa avança com endosso de petróleo e minério de ferro
Wall Street abre em baixa com pressão de alta nos rendimentos dos Treasuries
Ibovespa sobe na abertura com alta de commodities
Dólar recua em linha com exterior antes de dados de inflação de Brasil e EUA