Medida de junho do BC dará incremento forte ao crédito a pequenas empresas, diz diretor

Publicado em 07/07/2020 11:24

O diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Souza, afirmou nesta terça-feira que haverá "incremento forte" para o crédito a pequenos negócios com o programa de capital de giro para preservação de empresas, que abarca desde microempresas até as com 100 milhões de reais de faturamento.

A medida havia sido anunciada em junho dentro de novo pacote do BC e envolve a otimização do uso de capital dos bancos para que, com o espaço liberado, turbinem novos empréstimos para micro, pequenas e médias empresas em até 127 bilhões de reais. Para tanto, o BC criou o chamado Capital de Giro para Preservação de Empresas (CGPE).

Em audiência em comissão do Congresso, Souza afirmou que o mercado de crédito começou a mostrar sinais de arrefecimento a partir da segunda quinzena de maio, especialmente para micro, pequenas e médias empresas, e veio daí a percepção que um novo impulso passaria a depender de esforço fiscal por parte do Estado, assumindo ou compartilhando riscos com os bancos.

Ele afirmou que medidas do governo tomadas nesse sentido começaram a ganhar força a partir da semana passada, como o Pronampe. Souza também afirmou que o programa envolvendo garantia do Tesouro via FGI começará a trazer mais resultado a partir deste mês.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Venda de veículos pode superar previsões em 2024, diz Anfavea
Dólar sobe com alta nos rendimentos dos Treasuries contendo apetite por risco
Ibovespa avança com endosso de petróleo e minério de ferro
Wall Street abre em baixa com pressão de alta nos rendimentos dos Treasuries
Ibovespa sobe na abertura com alta de commodities
Dólar recua em linha com exterior antes de dados de inflação de Brasil e EUA