China precisa de mais ganhos no mercado acionário para ampliar força, diz mídia estatal

Publicado em 06/07/2020 08:21

XANGAI (Reuters) - Em um mundo remodelado pelo coronavírus, a China precisa de mais ganhos no mercado acionário para financiar uma economia digital em rápido desenvolvimento e fortalecer sua posição nas crescentes rivalidades de poderes, afirmou a mídia estatal nesta segunda-feira.

A economia da China está se recuperando, enquanto seus mercados de capital passam por uma reforma e atraem dinheiro doméstico e externo, abrindo espaço para um mercado altista saudável, disse em editorial nesta segunda-feira o China Securities Journal, veículo oficial.

O comentário do jornal, que é afiliado à agência de notícias estatal Xinhua, indica suporte do governo para uma alta no mercado acionário após recente recuperação forte. O índice de blue-chips da China <.CSI300> saltou 5,7% nesta sessão após ganho de 7% na semana passada.[nL1N2ED0A5]

Um mercado de capital vibrante pode ajudar a economia chinesa a "gerar novas oportunidades na crise, e trilhar novos caminhos em um mundo em mudança", disse o editorial.

A China vem acelerando as reformas do mercado de capital em meio a tensões relacionadas à tecnologia com os Estados Unidos, enquanto as relações pioraram devido ao coronavírus.

Com a cadeia de oferta global sendo reformulada e as rivalidades de poder se intensificando, a China será auxiliada por um mercado financeiro maduro, completou o editorial.

(Reportagem de Samuel Shen e Andrew Galbraith)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Venda de veículos pode superar previsões em 2024, diz Anfavea
Dólar sobe com alta nos rendimentos dos Treasuries contendo apetite por risco
Ibovespa avança com endosso de petróleo e minério de ferro
Wall Street abre em baixa com pressão de alta nos rendimentos dos Treasuries
Ibovespa sobe na abertura com alta de commodities
Dólar recua em linha com exterior antes de dados de inflação de Brasil e EUA