Petrobras anuncia processo para venda de 3 unidades de biodiesel

Publicado em 03/07/2020 09:31

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A Petrobras informou nesta sexta-feira o início do processo para a venda, pela sua subsidiária integral de biocombustíveis PBIO, de três usinas de biodiesel, segundo fato relevante.

A transação não inclui a venda das participações societárias da PBIO na BSBios (50%) e na Bambuí Bioenergia (8,4%), ressaltou a Petrobras.

A PBIO foi fundada em 2008 e é uma das maiores produtoras de biodiesel do país, com 5,5% de market share em 2019, de acordo com a estatal.

A empresa quer vender as usinas de biodiesel em Montes Claros (MG), com capacidade produtiva de 167 mil m3/ano; Candeias (BA), com capacidade produtiva de 304 mil m3/ano, e Quixadá (CE), em estado de hibernação com capacidade produtiva de 109 mil m3/ano.

As três usinas são capazes de utilizar uma mistura de até 5 matérias-primas diferentes (óleo de soja, de algodão e de palma, gordura animal e óleos residuais) para produção de biodiesel, capturando vantagens na dinâmica sazonal dos preços.

Os projetos de desinvestimento das participações detidas pela PBIO na BSBios e Bambuí Bionergia estão em andamento separadamente, acrescentou a Petrobras.

Segundo a Petrobras, esses desinvestimentos estão alinhados às estratégias de otimização de portfólio e melhor alocação de capital da companhia.

A petroleira tem dado impulso a vendas de ativos para reduzir sua dívida e focar na produção e exploração de recursos em águas profundas e ultra-profundas, no pré-sal.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com endosso de petróleo e minério de ferro
Wall Street abre em baixa com pressão de alta nos rendimentos dos Treasuries
Ibovespa sobe na abertura com alta de commodities
Dólar recua em linha com exterior antes de dados de inflação de Brasil e EUA
Poupança tem em setembro maior volume de saques desde janeiro, diz BC
Dólar ronda estabilidade em início de semana marcada por inflação em Brasil e EUA