Indústria da China expande em junho mas corta empregos com fraqueza das exportações, mostra PMI do Caixin

Publicado em 01/07/2020 08:00

PEQUIM (Reuters) - A atividade industrial da China cresceu a um ritmo mais forte em junho depois que o governo suspendeu as medidas de restrição devido ao coronavírus e ampliou o suporte, mas a crise de saúde continua a pressionar as exportações e o emprego, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin/Markit.

O PMI de indústria do Caixin/Markit divulgado nesta quarta-feira subiu a 51,2 no mês passado, ritmo mais rápido desde dezembro, ante 50,7 em maio. A marca de 50 separa crescimento de contração.

Analistas consultados pela Reuters esperavam leitura de 50,5.

A economia da China está gradualmente emergindo da forte contração de 6,8% registrada no primeiro trimestre, com grande parte do país reabrindo após semanas de paralisações.

Mas a demanda permaneceu fraca, já que muitas indústrias ainda enfrentam encomendas externas reduzidas ou canceladas.

As novas encomendas de exportação permaneceram firmemente em território de contração, mostrou a pesquisa, embora a um ritmo mais fraco do que em maio.

"A demanda geral da indústria se recuperou rapidamente, mas a demanda externa permaneceu pesando", disse Wang Zhe, economista sênior do Caixin Insight Group.

Apesar da retomada nas encomendas domésticas, o cenário de incerteza forçou as fábricas a reduzirem vagas pelo sexto mês consecutivo, com o ritmo de cortes acelerando.

Pesquisa oficial divulgada na terça-feira também mostrou que a atividade industrial da China cresceu a um ritmo mais forte em junho, mas empresas menores ainda estão sofrendo e exportadores enfrentam queda das encomendas, indicando recuperação desigual.[nL1N2E70E6]

(Reportagem de Yawen Chen e Ryan Woo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com endosso de petróleo e minério de ferro
Wall Street abre em baixa com pressão de alta nos rendimentos dos Treasuries
Ibovespa sobe na abertura com alta de commodities
Dólar recua em linha com exterior antes de dados de inflação de Brasil e EUA
Poupança tem em setembro maior volume de saques desde janeiro, diz BC
Dólar ronda estabilidade em início de semana marcada por inflação em Brasil e EUA