Finalizar pacote de recuperação da UE para Covid-19 é "forte prioridade", diz Alemanha

Publicado em 26/06/2020 08:56

Finalizar o pacote de medidas da União Europeia para ajudar a economia a se recuperar da pandemia de Covid-19 é uma "forte prioridade" para a presidência alemã da UE, disse nesta sexta-feira o vice-ministro das Finanças do país, Joerg Kukies.

Líderes da UE concordaram em abril com um fundo de emergência de 1 trilhão de euros para ajudar o bloco a se recuperar da pandemia, mas os detalhes finais ainda precisam ser definidos.

"Nós realmente precisamos agir rapidamente agora se quisermos que os fundos estejam disponíveis em 1 de janeiro de 2021", disse Kukies em evento online.

Não é possível amenizar a gravidade da crise econômica enfrentada pela Europa, e as coisas podem piorar antes de melhorar, disse ele.

Mas há sinais de que a crise está saindo de seu pior, com forte expansão do crédito na Alemanha durante o ápice da crise, completou Kukies.

A Alemanha vai comandar a agenda do bloco nos próximos seis meses e Kukies disse que nos serviços financeiros existe a necessidade de uma abordagem harmonizada em relação a medidas contra a lavagem de dinheiro.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street abre em baixa com pressão de alta nos rendimentos dos Treasuries
Ibovespa sobe na abertura com alta de commodities
Dólar recua em linha com exterior antes de dados de inflação de Brasil e EUA
Poupança tem em setembro maior volume de saques desde janeiro, diz BC
Dólar ronda estabilidade em início de semana marcada por inflação em Brasil e EUA
IGP-DI acelera mais do que o esperado em setembro com alta de commodities, mostra FGV