Arrecadação federal cai 32,92% em maio, a R $ 77.415 bi, pior dado para o mês desde 2005

Publicado em 23/06/2020 15:07

A arrecadação do governo federal teve uma queda real de 32,92% em maio no mesmo mês do ano passado, a 77.415 bilhões de reais, divulgada a Receita Federal nesta terça-feira.

Este foi o pior desempenho do período desde 2005, com uma série histórica divulgada pela Receita que teve início em 2002. No entanto, o resultado foi acima da expectativa de arrecadação de 69,9 bilhões de reais, segundo pesquisa Reuters com analistas.

Em janeiro a maio, uma arrecadação acumulada teve um retorno de 11,93% sobre o mesmo período do ano passado, em termos reais, a 579.708 bilhões de reais.

Em relatório, a Receita disse que o desempenho no mês foi afetado principalmente por diversos diferenciais concedidos em meio a pandemia de coronavírus.

Em função da crise, o governo permitiu ou atrasou o pagamento de uma série de tributos para danos às caixas de correio e empresas. Em maio, esse diferencial afetou negativamente uma arrecadação em 29.920 bilhões de reais.

Há dúvidas sobre a viabilidade da cobrança dos impostos diferidos ainda neste ano, em que o meio da profundidade diminui no Produto Interno Bruto (PIB) esperado com o surto de Covid-19.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar ronda estabilidade em início de semana marcada por inflação em Brasil e EUA
IGP-DI acelera mais do que o esperado em setembro com alta de commodities, mostra FGV
Ações de Hong Kong atingem máxima em 2 anos e meio antes do retorno da China de feriado
Dólar cai ante real com fluxo de venda de moeda e alta do petróleo
Ibovespa fecha com alta tímida em dia de ajustes e volume fraco
Vice-presidente, Geraldo Alckmin, e presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, anunciam investimentos de mais de R$ 18,3 milhões para preparar empresas para exportação